O deputado federal José Carlos Schiavinato (PP-PR), de 66 anos, morreu na noite dessa terça-feira (13) devido às complicações da Covid-19. Há um mês ele havia perdido sua esposa para a doença, mas nem chegou a saber do óbito. Internado desde 3 de março no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, tinha passado por um procedimento para desobstrução das vias biliares na semana passada.
José Carlos Schiavinato é o primeiro deputado federal brasileiro a falecer vítima do coronavírus. A Câmara deve decretar luto oficial e cancelar as votações previstas para esta quarta-feira (14). Ele estava em seu primeiro mandato federal. Antes, foi prefeito de Toledo (PR) e deputado estadual.
Em 12 de março, Marlene, esposa do parlamentar, morreu aos 64 anos também vítima da Covid-19. Por já se encontrar internado, Schiavinato não soube do falecimento da mulher. Parlamentares usaram as redes sociais para manifestar pesar e prestar condolências a família do deputado.
“Esperávamos um milagre. E ele não veio. Ou aconteceu de uma forma que neste momento não sabemos compreender. José Carlos Schiavinato acabou de falecer na noite dessa terça-feira, 13 de abril. Pedimos a todos que se unam em uma grande oração para um dos homens que mais fez por Toledo e pela região. Schiavinato é o primeiro deputado federal a morrer vítima da Covid-19. O corpo será transladado de Brasília para Toledo. Marlene Schiavinato faleceu no dia 12 de março. Schiavinato nem chegou a saber da morte de sua esposa. Assim que possível traremos mais informações para toda sociedade”, escreveu um de seus colegas.