Infelizmente, na Paraíba as pesquisas do Sistema Paraíba são inconfiáveis na penúltima rodada e ajustadas à realidade na última, que será divulgada de sexta para sábado.
Sempre foi assim e sempre será. Ontem garfaram 4 pontos de João e cinco pontos de Veneziano, pois os trekings trazem o governador próximo de 40% e Veneziano 1,5 na frente de Pedro.
Na última eleição estadual, o IBOPE trouxe a pesquisa cujo print abaixo comprova que uma semana antes eles manipulam e depois fazem o ajuste para não se queimarem com o resultado das urnas.
Vejam que o G1 Paraíba repercutiu a pesquisa do Sistema Paraíba dando Cássio como senador eleito em primeiro lugar e Daniella sem a menor chance, e quando aberta as urnas a real foi Veneziano em primeiro e Daniella em segundo, desmoralizando a simpatia quase amor de Eduardo Carlos pelos Cunha Lima.
Já na pesquisa de senador eles não têm interesse na mexida e a ululante queda de Ricardo Coutinho não podia ser camuflada. Como também não o crescimento de Efraim em contrapartida.
Enfim, tivemos ontem uma pesquisa IPEC passional, como foram todas as pesquisas do IBOPE na Paraíba até hoje. Fazer o que, né? É o amor…
Dércio Alcântara