• Sobre
  • Contato
17/06/2025
Blog do Dércio
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Blog do Dércio
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Início Pandemia

UFPB treina 20 profissionais para laboratórios de testes da Covid-19

16 de abril de 2020
em Pandemia
Tempo de leitura: 3 mins de leitura
A A

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizou, nesta terça-feira (14), treinamento sobre desinfecção e novo coronavírus para cerca de 20 profissionais que atuarão na limpeza do Laboratório de Biologia Molecular do Centro de Ciências Médicas (CCM), no campus I, em João Pessoa.

O espaço é o primeiro laboratório para realização de testes da Covid-19 na UFPB, tem capacidade para analisar 100 amostras por dia e a previsão é de que comece a funcionar nesta quinta-feira (16). O treinamento abordou temas como biossegurança, tipos de desinfecção e fluxo de resíduos.

De acordo com o professor Bruno Galvão, que ministrou o treinamento, a ação foi realizada em formato de oficina, capacitou trabalhadores que atuam nos laboratórios da UFPB e que possuem insalubridade por desenvolverem atividades em setores com cuidados maiores para a saúde.

“Foram quase 20 pessoas que atuavam em espaços de ensino e pesquisa com riscos atrelados à jornada de trabalho e recebem insalubridade para tanto. São dos centros de Ciências Médicas e da Saúde e da Escola Técnica de Saúde. Já contam com noções sobre higienização de procedimentos de saúde”, afirma.

Além do espaço no CCM, os profissionais também atuarão no Laboratório de Endemias do Núcleo de Medicina Tropical do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e no laboratório da Escola Técnica de Saúde (ETS), que devem começar a funcionar neste mês e foram estruturados por meio de colaborações de entidades paraibanas da construção civil para ampliar a quantidade de testes do novo coronavírus no estado da Paraíba.

Na capacitação, o professor Bruno Galvão conta que foram enfatizadas as técnicas de limpeza e desinfecção em ambientes de serviços de saúde.

“Desde locais que realizam diagnósticos em laboratórios até os que recebem pacientes com Covid-19 nas enfermarias. O protocolo é basicamente o mesmo. Mostramos o que é o vírus, a doença, as técnicas e os procedimentos que devem ser adotados de acordo com as recomendações das vigilâncias sanitárias”, explica.

Galvão salienta que, na ocasião, foram mostradas a rotina e a paramentação para fazer o processo de limpeza da superfície e do ambiente.

“Quais substâncias irão utilizar e a forma como se comportar dentro dos laboratórios foram discutidas. Outra coisa importante foi a ‘desparamentação’, que é preocupante diante do grande número de infecção por profissionais. Mostramos a forma correta de usar e retirar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além de toda a ação para o ambiente não ficar desprotegido e contaminar os profissionais”.

Para começar as atividades e realizar os exames, o Laboratório de Biologia Molecular do CCM receberá as amostras colhidas pela Secretaria de Estado da Saúde e pelas secretarias de saúde municipais. O trabalho será feito em parceria com o Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB), que já realiza 120 testes por dia e ficará responsável por compilar os dados e divulgar os resultados.

CompartilharTweetarEnviarCompartilharLerEnviar
Matéria Anterior

Em Piancó, suspeitos são presos acusados de roubo, furtos e envolvimento com drogas

Próxima Matéria

Ceará ocupa 100% dos leitos de UTI para coronavírus e fila de espera já chega a 48 pacientes

Matérias Relacionadas

João Azevêdo inspeciona obras em João Pessoa e destaca importância da revitalização do Centro Histórico
Paraíba

João Azevêdo inspeciona obras em João Pessoa e destaca importância da revitalização do Centro Histórico

30 de janeiro de 2025
OPERAÇÃO TORNADO: Polícia descobre que criminosos monitoravam bairro de João Pessoa com diversas câmeras
Notícias

Governador promove mudanças no comando de delegacias da Polícia Civil na Paraíba

25 de janeiro de 2024
Mais de 20 armas de fogo são apreendidas em 24h na Paraíba
Policial

Mais de 20 armas de fogo são apreendidas em 24h na Paraíba

6 de dezembro de 2023
Próxima Matéria

Ceará ocupa 100% dos leitos de UTI para coronavírus e fila de espera já chega a 48 pacientes

  • Sobre
  • Contato

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio