Nesta segunda-feira (14), o Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professor Valdiney Gouveia, inaugura, às 10h, a ampliação da Escola de Música, no Campus I (João Pessoa). Com um investimento que ultrapassa R$ 2,4 milhões, o projeto amplia o espaço da estrutura atual, um edifício de pavimento único, construído há mais de 30 anos, que já não atendia adequadamente às demandas acadêmicas.
Segundo o Reitor, a obra foi inicialmente interrompida em 2008. A licitação para o recomeço foi realizada no início de sua gestão, em dezembro de 2020, e os trabalhos foram efetivamente retomados no ano seguinte. Em 2022, a execução foi novamente interrompida, devido a problemas com a construtora vencedora do certame. A convocação da segunda colocada permitiu o reinício em 2023 e a conclusão da obra em setembro deste ano.
Localizada no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da UFPB, a nova estrutura conta com dois pavimentos, totalizando 2.044,40 m² de área ampliada. O prédio reúne salas de aula teóricas e práticas – inclusive uma sala de aula para percussão com cabines –, salas de estudos individuais, ambientes de professores, estúdio de composição, biblioteca e um miniauditório para 88 pessoas, com reserva de espaços para cadeirantes e assentos para pessoas obesas e com mobilidade reduzida. A edificação segue as normas de acessibilidade e dispõe de instalações de prevenção e combate a incêndio.
Para o Prof. Valdiney Gouveia, a finalização da obra representa uma importante conquista, resultado do empenho e dedicação das equipes diretamente envolvidas no projeto, que inclui as Superintendências de Infraestrutura (Sinfra) e de Orçamento e Finanças (SOF), além das Pró-reitorias de Administração (PRA) e Planejamento (Proplan), assim como da Reitoria, Vice-reitoria, Chefia de Gabinete e Diretoria do CCTA.
Serviço
Entrega da Ampliação da Escola de Música da UFPB
Data: 14 de outubro, às 10h
Local: Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), no Campus de João Pessoa.
Foto: Gustavo Ribeiro
Ascom/UFPB.