• Sobre
  • Contato
04/09/2025
Blog do Dércio
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Blog do Dércio
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Início Paraíba

TRE-PB lança ferramenta que vai auxiliar a Justiça Eleitoral no combate à desinformação

22 de julho de 2024
em Destaque2, Paraíba
Tempo de leitura: 3 mins de leitura
A A
TRE-PB lança ferramenta que vai auxiliar a Justiça Eleitoral no combate à desinformação

O Sistema uIAra foi revelado ao público durante evento realizado na Sala de Sessões do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), na última sexta-feira (19). Aberto pela presidente do TRE-PB, desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, o evento “Planejamento e Gestão Democrática das Eleições 2024 – Cidadania e acolhimento”, atraiu um grande e diversificado público, com representantes de inúmeras instituições governamentais, da imprensa e da sociedade civil organizada, que vieram ao Regional presenciar o lançamento do sistema.

O sistema uIAra foi formatado para auxiliar magistrados e magistradas em tomada de decisões, em processos que envolva o mau uso da Inteligência Artificial (IA), com foco na detecção das Deep fakes. A ferramenta foi desenvolvida pela Universidade Federal da Paraíba em parceria com o TRE-PB.

A desembargadora Agamenilde Dias, ao abrir o evento, destacou que “a identificação da utilização de tecnologias de inteligência artificial que possam comprometer as eleições e a democracia é uma preocupação constante da Justiça Eleitoral brasileira, especialmente em tempos em que a comunicação e autocomunicação de massa são realizadas sem compromisso com a verdade”.

A magistrada acrescentou que a “má utilização dessas ferramentas digitais representam um risco para a Democracia, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, nas ações do Planejamento e Gestão Democrática das Eleições 2024 – Cidadania e Acolhimento, vem empenhando esforços, também, no desenvolvimento de ferramenta para identificar deep fakes para auxiliar a tomada de decisão de magistradas e magistrados durante o processo eleitoral”.

O conhecimento científico foi, ainda, ponto do discurso da presidente do Regional, ao destacar que A Academia, como microssistema de construção de conhecimento técnico, e a Justiça Eleitoral paraibana, com a utilização do software serão capazes de barrar (ou pelo menos minimizar) a proliferação da desinformação nas eleições que se aproximam.

Palestra

O evento teve seguimento com a palestra do professor Diogo Rais Rodrigues Moreira, membro substituto do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), que discorreu sobre o tema ‘Direito Eleitoral Digital – desafios e oportunidades no contexto da Inteligência Artificial’.

Na sequência, foi realizada uma mesa redonda com mediação do secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRE-PB (STIC), José Vinícius Veloso Alves, abordando o tema: “Verdade em Debate: Desvendando Deep Fakes Eleitorais”, com a participação do coordenador do Gabinete de Segurança Institucional das Eleições de 2024 do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), desembargador Paulo Tamburini, e do delegado da Polícia Federal e chefe do Serviço de Inteligência Policial da Superintendência da Paraíba, Victor Arruda de Oliveira.

uIAra

Coube ao professor Leonardo Wanderley Lopes, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), fazer a apresentação da esperada ferramenta de apoia à detecção de deep fakes em áudios – cujo nome, uIAra, foi revelado pelo próprio professor, no encerramento de sua apresentação.

Pacto

O evento foi coroado com a celebração do ‘Pacto Contra a Desinformação’, documento assinado por representantes de entidades signatárias do propósito de estabelecer um compromisso em prol da democracia, por meio do combate à desinformação. Entre os signatários, estão o Governo do Estado, o Poder Legislativo, a OAB, partidos políticos e entidades classistas representantes da Imprensa e da Mídia Digital.

A lenda da Iara inspirou o nome do Sistema

A Iara, também conhecida como ‘mãe d’água’, é uma entidade que faz parte do folclore brasileiro, muito conhecida na região Norte do Brasil. Na lenda, diz-se que a Iara é uma sereia, sendo parte mulher e parte peixe. Ela mora dentro de um rio e possui grande beleza física e uma bela voz. Ela usa esses atributos (beleza e voz) para seduzir homens que estão navegando no rio ou que estão às margens dele. Por essa razão, a lenda da Iara inspirou o nome da ferramenta lançada pelo TRE-PB.

 

CompartilharTweetarEnviarCompartilharLerEnviar
Matéria Anterior

Marcílio do HBE destaca início das obras em praça do bairro dos Ipês, em João Pessoa

Próxima Matéria

Sine-JP oferta 543 vagas de trabalho nesta semana na Capital

Matérias Relacionadas

Veneziano exalta aprovação de proteção a crianças em ambientes digitais, mas alerta para a necessidade de proteger todos os usuários
Brasil

Veneziano exalta aprovação de proteção a crianças em ambientes digitais, mas alerta para a necessidade de proteger todos os usuários

28 de agosto de 2025
Prefeitura de João Pessoa conquista prêmio nacional com plataforma que dá voz ao cidadão
João Pessoa

Prefeitura de João Pessoa conquista prêmio nacional com plataforma que dá voz ao cidadão

28 de agosto de 2025
“O atual governo em nenhum momento quis esconder”, diz Veneziano ao analisar criação da CPMI do INSS
Brasil

“O atual governo em nenhum momento quis esconder”, diz Veneziano ao analisar criação da CPMI do INSS

28 de agosto de 2025
Próxima Matéria
Sine-JP reabre nesta terça-feira ofertando 191 vagas de trabalho

Sine-JP oferta 543 vagas de trabalho nesta semana na Capital

  • Sobre
  • Contato

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio