Na primeira sessão ordinária desta segunda-feira (28), a desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão, presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), anunciou a obtenção, pelo TRE-PB, do 1º lugar no Ranking da Transparência do Poder Judiciário 2023, divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O prêmio foi recebido, nesta segunda-feira (28), em Brasília/DF, pela desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, vice-presidente e corregedora do TRE-PB; a desembargadora Agemenilde Dias foi a Brasília acompanhada pela secretária Judiciária e da Informação, Andréa Gouvêa; pela assessora de Governança e Gestão Estratégica, Suênia Bernardo; e o assessor jurídico da Corregedoria Eleitoral, Marinaldo Gonçalves de Melo Júnior.
Foram avaliados 94 Tribunais e Conselhos de todo país, e o Eleitoral paraibano obteve 100% da pontuação, com os TREs da Bahia e do Mato Grosso do Sul.
Esta é a segunda vez consecutiva que o TRE-PB é primeiro lugar no Ranking da Transparência do Poder Judiciário.
“Esta premiação significa que estamos no caminho certo; quero agradecer a toda equipe do TRE da Paraíba, que se empenhou para que conseguíssemos essa pontuação máxima no item Transparência; é muito importante, porque mostra que estamos trabalhando para a sociedade, esse é um Tribunal essencialmente da Democracia, e prova que as pessoas estão acompanhando o TRE da Paraíba”, afirmou a desembargadora Maria de Fátima Bezerra Maranhão.
Ranking da Transparência
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) editou a Portaria nº 57 de 7 de março de 2023 para divulgar os critérios de avaliação e pontuação a serem utilizados na elaboração da sexta edição do Ranking da Transparência do Poder Judiciário – ano 2023. O Ranking, instituído pela Resolução CNJ nº 260/2018, é realizado anualmente e busca valorizar os tribunais e conselhos que mais se destacam no fornecimento de informação de forma clara e organizada.