• Sobre
  • Contato
03/11/2025
Blog do Dércio
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Blog do Dércio
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Início Notícias

Tranquilo, Vital expõe suas propostas na TV Arapuan para retomar o desenvolvimento econômico e social do Estado

20 de agosto de 2014
em Notícias
Tempo de leitura: 5 mins de leitura
A A

No segundo debate entre os candidatos ao governo da Paraíba, transmitido pela TV Arapuã de João Pessoa, o candidato ao Governo da Paraíba pela Coligação Renovação de Verdade, Vital do Rêgo, voltou a mostrar que é o mais preparado para governar o Estado. Vital na sua saudação inicial fez uma homenagem ao ex-presidenciável Eduardo Campos morto nos últimos dias vítima de um acidente aéreo. “Nossas famílias se conheciam há muito tempo, desde a época que o avô de Eduardo o ex-governador Miguel Arraes e meu avô Major Veneziano foram colegas de Assembleia, eu sou amigo da mãe de Eduardo hoje ministra que fique em paz Eduardo”, revelou Vital.

Quando perguntado pelo mediador do debate do Sistema Arapuan de Comunicação, Nilvan Ferreira do porque quer ser governador, Vital lembrou da sua trajetória e experiência política, como do apoio que conta da presidente Dilma para alavancar o desenvolvimento da Paraíba. Para Vital do Rêgo, o debate é a melhor forma de mostrar que está preparado para governar a Paraíba. “É um grande desafio, mas no debate queremos mostrar que é possível quando se está preparado para assumir este desafio”, declarou.

Obras estruturantes – O primeiro questionamento a Vital, foi sobre como pretende promover o desenvolvimento para o Estado e municípios, tema esse de grande domínio do peemedebista onde anunciou o projeto de construção de um polo industrial e comercial no Sertão paraibano. Para isso, ele voltou a defender os investimentos em infraestrutura, melhorando ferrovias, rodovias e o porto, ele disse que vai aproveitar a boa relação que tem como a presidente Dilma Rousseff (PT, de quem é vice líder no Senado, para trazer para a Paraíba as obras de infraestrutura capazes de integrar os grandes ramais do desenvolvimento. Vital também destacou a importância da Transposição de águas do Rio São Francisco para impulsionar a economia do Nordeste, particularmente á Paraíba. Como presidente de uma comissão temporária constituída no Senado para acompanhar a obra, Vital disse que tem dado a sua contribuição para a realização da transposição apontada como redenção da região e sonhada há décadas pelos nordestinos. “Como senador ingressei no Senado e já ajudei mais de 200 municípios interiorizar o desenvolvimento, pois não se gera riqueza sem interiorização, proponho a duplicação da BR 230 no trecho Campina Grande a Cajazeiras; a modernização do sistema ferroviário com a inclusão de um ramal da Transnordestina no Estado, a modernização do Porto de Cabedelo, além de completa reestruturação e construção de novos aeroportos paraibanos em várias regiões do Estado, a conclusão da Transposição do Rio São Francisco, dentre outras obras estruturantes num foco técnico e desenvolvimentista para a Paraíba”, disse Vital.

Educação – Outro tema no qual o candidato da Renovação de Verdade foi questionado foi sobre a educação onde o candidato da Coligação Renovação de Verdade, Vital do Rêgo apresentou suas propostas para a melhoria da educação paraibana que parti da ampliação do números de creches a criação da universidade do Sertão, visando combater os altos índices de analfabetismo, evasão e repetência registrados no Estado, além disso pretende oferecer condições dignas para os trabalhadores em educação.

Para a educação o peemedebista que foi relator do Plano Nacional de Educação explica que é preciso aumentar significadamente o orçamento estadual na Educação Pública, e garantir mais investimentos para melhoria salarial dos trabalhadores em educação, aumento do número de creches, escolas, reformas e ampliações, além de garantir mais investimentos e autonomia financeira para a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), campus esse que seu pai foi o primeiro reitor, além da criação da Universidade do Sertão.

“Temos hoje mais de 350 mil crianças com idade de 0 a 5 anos sem acesso a uma creche na Paraíba, pois o déficit de creches ainda é muito grande, apesar dos investimentos do Governo da presidente Dilma que já construiu mais de 270 unidades. É preciso se criar uma ampla oferta de educação infantil em tempo integral a partir das creches passando para o ensino fundamental A ideia central das propostas é uma parceria entre creches e escolas do ensino básico com professores qualificados visando a consequentemente diminuição da evasão escolar”, disse.

O peemedebista lastima que a Paraíba atualmente apresente níveis paupérrimos na educação básica onde apenas 51% das crianças concluem o ensino básico, aonde as taxas de abandono escolar são superiores as nacionais e que o sistema educacional paraibano apresente um índice de reprovação que alcança os 39%. Vital pretende oferecer um programa de alfabetização para alavancar as metas ampliando o número de creches até atender toda a demanda; ampliar escolas integrais nos bairros populares, mantendo as nossas crianças o dia todo na escola; manter, ampliar e reforçar os programas que vêm apresentando resultados satisfatórios; promover a formação continuada dos professores, valorizando esses profissionais mediante programas voltados à carreira, incentivo cultural, inclusão digital e melhores salários.

Turismo – Quando questionado sobre sua gestão pública para o turismo, Vital relatou que há poucos dias trouxe o ministro do turismo para a Paraíba, onde debateu com o ministro a elaboração de projetos e planos de trabalho para prefeitos e gestores do turismo, que foram apresentadas as diretrizes para a confecção dos projetos e detalhados os investimentos disponíveis para que cada município possa elaborar suas propostas, considerando suas potencialidades e necessidades próprias.

“Nosso propósito é dotar os municípios paraibanos de infra-estrutura turística para receber bem o turista. Nós temos as potencialidades de cada cidade, de cada região, mas falta uma infra-estrutura capaz de acolher bem o turista e lhe proporcionar um aproveitamento eficiente de sua visita ao estado. Por isso a nossa preocupação em definir investimentos nesta área”, afirmou Vital.

O peemedebista destacou também que muitas das obras realizadas na Paraíba nessa área só foram possíveis graças aos investimentos do governo federal e da gestão passada do PMDB à frente do Estado, a exemplo do próprio Centro de Convenções.

No 5º bloco, destinados as considerações finais, Vital agradeceu à TV Arapuan pela oportunidade de apresentar suas ideias neste debate. “Temos que ocupar estes espaços para que a população conheça nosso Plano de Estado que aborda todas as áreas em propostas exequíveis. Eu tenho a certeza que aproveitamos bem o debate para apresentar nosso Plano de Estado que tem começo, meio e fim. Conto com vocês para essa Renovação de Verdade”, disse.

CompartilharTweetarEnviarCompartilharLerEnviar
Matéria Anterior

Cássio diz que vai reduzir o número de secretarias e de cargos comissionados no governo

Próxima Matéria

Em debate na Arapuan, Cássio diz que não tem como assinar embaixo de um governo perseguidor e opressor

Matérias Relacionadas

Prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena aposta em reestruturação do MDB no estado e sinaliza migração de aliados para o partido
Política

Prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena aposta em reestruturação do MDB no estado e sinaliza migração de aliados para o partido

3 de novembro de 2025
No Brejo, 13 prefeitos anunciam apoio à pré-candidatura de Nabor ao Senado
Política

No Brejo, 13 prefeitos anunciam apoio à pré-candidatura de Nabor ao Senado

3 de novembro de 2025
Desemprego fica em 5,6% no trimestre até setembro, menor nível da série iniciada em 2012
Brasil

Desemprego fica em 5,6% no trimestre até setembro, menor nível da série iniciada em 2012

3 de novembro de 2025
Próxima Matéria

Em debate na Arapuan, Cássio diz que não tem como assinar embaixo de um governo perseguidor e opressor

  • Sobre
  • Contato

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio