Em uma sessão solene realizada na tarde desta quinta-feira (10), o juiz Onaldo Rocha de Queiroga tomou posse como desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba. A cerimônia, que reuniu um grande número de pessoas, contou com a presença de diversas autoridades dos âmbitos político, jurídico e religioso.
O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin, natural da Paraíba, participou por videoconferência e aproveitou a oportunidade para saudar o novo desembargador. “Como cidadão de Catolé do Rocha e paraibano, sinto imenso orgulho de ver a magistratura ocupada por pessoas tão preparadas como o agora desembargador Onaldo Queiroga”, afirmou.
A solenidade foi realizada na sala de sessões do Tribunal Pleno e foi conduzida pelo desembargador João Benedito da Silva, presidente da Corte. O novo desembargador foi conduzido ao recinto pelos desembargadores José Ricardo Porto e Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas. Na ocasião, ele prestou o compromisso de posse e em seguida recebeu o Diploma e a Medalha da Ordem do Mérito Judiciário, categoria Alta Distinção.
No discurso de saudação, o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, João Benedito da Silva, deu as boas-vindas ao novo desembargador e falou sobre a alegria de receber Onaldo Queiroga na Corte. “O desembargador Onaldo Queiroga chega a esta Corte pelos critérios de antiguidade e merecimento e nós estamos felizes com a entrada dele nesta casa. Também fico feliz por poder aumentar a quantidade de desembargadores do Tribunal de Justiça da Paraíba para que possamos prestar um serviço melhor, mais eficiente e mais rápido ao cidadão paraibano”, enfatizou o presidente.
O primeiro orador a saudar o empossado foi o advogado Onaldo Rocha de Queiroga Filho, que falou representando a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional da Paraíba. “Hoje, ao assumir a posição de desembargador deste Tribunal de Justiça, Onaldo Rocha de Queiroga dá mais um passo em sua longa e respeitada jornada. Este instante que vivemos agora, sem dúvida, é o coroamento de uma vida dedicada ao Direito e à Justiça, mas também é o início de uma nova fase, na qual continuará a servir à sociedade com o mesmo rigor, a mesma humanidade e o mesmo senso de Justiça que sempre pautaram sua atuação”, afirmou.
Em seguida foi a vez do discurso do Procurador-Geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto, representando o Ministério Público estadual, que destacou a trajetória do irmão como magistrado. “Meu querido irmão, você chega ao Tribunal de Justiça pela antiguidade, o que simboliza o mérito do tempo. O tempo que traz calma, nos faz refletir e ter paciência, que nos ensina, molda e nos amadurece. O tempo é senhor de tudo. Foi nesse tempo que você chegou. Somos muito orgulhosos de você, e não tenho dúvida de que você chega ao cargo de desembargador no melhor preparo da sua vida, como homem e como profissional e que dignificará muito o Tribunal de Justiça da Paraíba”.
Por fim, o desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, em nome do Tribunal de Justiça, também se pronunciou. Ele afirmou que Onaldo deveria ter assumido o cargo de desembargador há mais tempo e ressaltou: “Ele superou grandes problemas de saúde, e nesse conjunto da obra eu creio que ele será uma pessoa essencial neste tribunal para formar o que se chama de justiça social. Ele é um ser humano, aliado à cultura, à religião, à família, isso é importantíssimo”.
Ao fazer o seu pronunciamento, o desembargador Onaldo Queiroga disse que chega para contribuir com o Tribunal no sentido de se aperfeiçoar o funcionamento do Judiciário, primando pela existência de julgadores abertos ao atendimento ao advogado e ao jurisdicionado.
“Chego lembrado do compromisso com os colegas juízes e servidores do primeiro grau, de ser uma voz deles neste Egrégio Pretório. Chego em paz, com pensamento de que com união e harmonia, irmanado com os demais desembargadores e desembargadoras, o Tribunal possa continuar a trilhar o melhor aprimoramento da prestação jurisdicional”, afirmou.
Natural de Pombal, o desembargador Onaldo Queiroga é filho do desembargador Antônio Elias de Queiroga e da professora Onélia Queiroga. Ingressou na magistratura em 1992, na Comarca de Pirpirituba. Ao longo de sua carreira, atuou na 2ª Vara de Sousa, no 3º Juizado Substituto da Capital e na 2ª Vara Cível de Campina Grande. Foi ainda titular do 1º Juizado Especial Cível, da 2ª Vara da Infância e Juventude e da 5ª Vara Cível de João Pessoa.
Homenagens culturais – O desembargador Onaldo Queiroga, além de seu vasto conhecimento jurídico, tem grande apreço pela arte e cultura nordestinas. Admirador fervoroso de Luiz Gonzaga, já escreveu sobre o Rei do Baião. Também é autor de livros de crônicas e relatos pessoais.
Durante a solenidade, o novo desembargador foi homenageado por artistas nordestinos. A cantora lírica, Ana Gouveia, executou o Hino Nacional e a Ave Maria de Gounod. Na sequência, também cantaram Cicinho Lima e Mô Lima, filhos de Pinto do Acordeon, que era amigo e admirador do desembargador Onaldo Queiroga. Cezinha do Acordeon, Beto Brito e João Lacerda, filho de Genival Lacerda, também homenagearam o novo membro da Corte.
Missa solene – O novo desembargador é católico e devoto de Nossa Senhora. Antes de tomar posse, ele fez questão de agradecer pela nova missão recebida. A primeira atividade da manhã, nesta quinta-feira (10) foi uma missa solene, na Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Tambiá. A celebração foi conduzida pelo padre Marcelo Firmo e acompanhada por magistrados, amigos e familiares do desembargador Onaldo Queiroga. Durante a celebração, ele foi presenteado com uma imagem de Nossa Senhora das Graças.