• Sobre
  • Contato
06/09/2025
Blog do Dércio
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Blog do Dércio
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Início Notícias

Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega assumem Reitoria da UFPB com promessa de diálogo e inclusão

15 de novembro de 2024
em Destaque, Notícias
Tempo de leitura: 5 mins de leitura
A A
Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega assumem Reitoria da UFPB com promessa de diálogo e inclusão

Um reitorado inclusivo, que promova diálogo e transparência. Uma gestão com foco nas demandas da comunidade acadêmica, sobretudo dos discentes, e que represente a retomada da democracia na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Essas são algumas das expectativas de estudantes, servidores técnico-administrativos e docentes que estiveram presentes à solenidade de condução da professora Terezinha Domiciano ao cargo de Reitora da UFPB, realizada nesta quinta-feira (14), no Campus de João Pessoa.

A escolha da atual Reitora para a gestão da UFPB pelo quadriênio 2024-2028 foi confirmada após nomeação feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU), em 16 de outubro deste ano.

O evento destacou-se não apenas pela grande participação da comunidade acadêmica da UFPB, em clima de festa, mas também pela presença de parlamentares e autoridades das esferas federal, estadual e municipal. Representantes de entidades sindicais e da sociedade civil, assim como dirigentes de outras Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, também prestigiaram a solenidade.

A cerimônia de condução da professora Terezinha ao cargo de Reitora da UFPB teve início com uma programação cultural diversificada, do erudito ao popular, confirmando o caráter festivo da ocasião. O grupo de dança Imburana abriu as apresentações, seguido do Coral Universitário Gazzi de Sá, do poeta e repentista Oliveira de Panelas e da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB). A entrada da professora Terezinha no Centro de Vivência, local onde foi realizada a solenidade, ocorreu aos acordes de ‘Novo Tempo’, de Ivan Lins, cujo título traduz bem a esperança da comunidade acadêmica na nova gestão que assume a UFPB.

Presidindo a solenidade, o decano dos Conselhos Superiores da Universidade, professor Zaqueu Ernesto, convidou a Reitora Terezinha Domiciano e os demais membros da comissão de honra – o ex-Reitor da UFPB Neroaldo Pontes; o presidente do Sindicato dos Professores da UFPB, professor Edson Franco; a servidora técnico-administrativa Rafaella Camilla Prado de Brito, da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior do Estado da Paraíba (SINTESPB); e o estudante Vinícius Oliveira, representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) – para a mesa que, ao todo, contou com 18 membros, o que dá a dimensão da importância e representatividade do momento.

No início da cerimônia, houve a tradicional Trasladação das Vestes Talares Reitorais, indumentária especial composta pelas seguintes peças: a Beca Preta, usada pelos membros da comunidade acadêmica nas cerimônias; a Samarra Branca, trajada apenas pela Reitora, representando todos os ramos do conhecimento; o Capelo, simbolizando os poderes inerentes à Autoridade Reitoral; e o Colar Reitoral, que confere poder à Reitora pelos seus pares dos Conselhos Superiores da UFPB.

Na sequência, foi feita a posse da professora Mônica Nóbrega ao cargo de Vice-reitora da Instituição.

O professor Roberto Germano Costa, do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), mesmo Centro de Ensino dirigido pela professora Terezinha durante 8 anos, proferiu o panegírico, discurso em exaltação à Reitora. Ele celebrou a nomeação dela como Reitora da UFPB, ressaltando o valor de um reitorado que valorize a vontade da comunidade universitária e que promova estabilidade institucional.

“A UFPB está em festa, refletindo a alegria da comunidade universitária ao ver respeitada a vontade de seus professores, servidores técnico-administrativos e alunos. A condução da professora Terezinha à Reitoria deixa realmente toda nossa comunidade empolgada. O processo de reconstrução da nossa instituição impõe uma agenda que passa pelo compromisso com a educação superior pública, pelo fortalecimento dos mecanismos de gestão e envolvimento de diversos atores, públicos e não públicos. A construção de pontes, com o conjunto desses atores, será uma marca indelével dessa administração”, discursou.

Dando continuidade às falas, o decano dos Conselhos Superiores da UFPB, professor Zaqueu Ernesto, ressaltou que a nova administração tem o dever de restabelecer o respeito às decisões colegiadas e atuar com base nos princípios da administração pública.

Após sua posse como vice-reitora da UFPB, a professora Mônica Nóbrega expressou profunda alegria e gratidão, afirmando que a felicidade dos presentes refletia sua própria emoção ao ver a democracia restituída na universidade.

“A alegria que vocês sentem hoje, toda a alegria de cada um de vocês está em mim, nesse momento. Foram muitos dias, foram 4 anos lutando para que fosse restituída a democracia nesta Universidade. Agradeço a Deus, à minha família, aos servidores, colegas e alunos do CCHLA [Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes]. Eu quero agradecer, especialmente, o companheirismo da querida professora Terezinha. Tem sido maravilhoso trabalhar com a professora Terezinha. A cada dia renasce em mim o respeito que eu tenho por ela. Podem ter certeza de que nesses quatro anos vocês terão na Reitoria duas mulheres que dialogam. Esse será o tom do nosso reitorado”, afirmou a Vice-reitora, em um discurso carregado de sentimentos.

Encerrando a cerimônia, a Reitora Terezinha Domiciano fez um discurso em que enalteceu sua trajetória acadêmica notável no Campus de Bananeiras e na área das Ciências Agrárias. Ela lembrou que é a primeira profissional de sua área, a medicina veterinária, e a primeira docente oriunda de um campus fora de sede a chegar à Reitoria da UFPB.

“Inclusive, esta ocupação no cargo de Reitora ocorre tardiamente, ao considerar a importância que os campi fora de sede têm na criação e na consolidação da Universidade Federal da Paraíba. Foi aqui na UFPB onde aprendi a lutar contra o regime autoritário, a construir a travessia democrática e, definitivamente, entender o relevante papel social que a Universidade pode e deve desempenhar para a inserção social e a superação das desigualdades regionais”, observou.

Filha de agricultores que não tiveram a oportunidade de estudar, mas que lutaram incansavelmente para dar educação aos 13 filhos, ela também destacou o valor da educação. Ao falar sobre a importante missão de vida que é assumir a Reitoria da UFPB, Terezinha Domiciano lembrou da garra herdada de sua mãe, referida na música ‘Maria, Maria’, de Milton Nascimento, e também sobre humildade, rememorando uma fala de Dom Hélder Câmara. Para ela, garra e humildade são algumas das virtudes com as quais promete enfrentar os desafios dos próximos 4 anos à frente da UFPB.

“Contem sempre comigo, assim como conto com cada um de vocês para cumprir essa missão que hoje se inicia e que honrarei durante todos os dias da nossa gestão. Por fim, eu queria lembrar do apóstolo da Igreja Católica, Dom Hélder Câmara, que um dia disse: ‘Quem não entende de chão humilde e de pedras duras, se engana pensando que entende as estrelas’. Eu já pisei no chão humilde e pedregoso. Quero agora entender as estrelas”, discursou a nova Reitora Terezinha Domiciano.

Entrega da medalha 

Quebrando o rito protocolar, a Deputada Estadual Cida Ramos, que também é docente da UFPB, entregou a medalha Padre Rolim às gestoras máximas da Instituição em nome da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba (ALPB). A outorga da homenagem, concedida a personalidades que se destacam nas áreas educacional e religiosa, às professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares estaduais em agosto deste ano.

Acessibilidade 

Intérpretes fizeram a tradução de todo o evento para Língua Brasileira de Sinais (Libras), um feito inédito em solenidades do gênero na UFPB e que integra o compromisso com o lema ‘Inovação com Inclusão’, que permeou a campanha vitoriosa das Reitoras durante a consulta universitária, realizada em abril deste ano.

Encerramento

A solenidade foi encerrada com um pocket show do cantor Seu Pereira. “Para mim, estar aqui participando e celebrando esse momento é especial demais”, afirmou o artista.

CompartilharTweetarEnviarCompartilharLerEnviar
Matéria Anterior

Leo Bezerra visita obras da Orla Sul e ressalta avanços para proporcionar lazer, acessibilidade e qualidade de vida

Próxima Matéria

Governador em exercício Adriano Galdino participa de posse da reitora da UFPB

Matérias Relacionadas

Veneziano exalta aprovação de proteção a crianças em ambientes digitais, mas alerta para a necessidade de proteger todos os usuários
Brasil

Veneziano exalta aprovação de proteção a crianças em ambientes digitais, mas alerta para a necessidade de proteger todos os usuários

28 de agosto de 2025
Prefeitura de João Pessoa conquista prêmio nacional com plataforma que dá voz ao cidadão
João Pessoa

Prefeitura de João Pessoa conquista prêmio nacional com plataforma que dá voz ao cidadão

28 de agosto de 2025
“O atual governo em nenhum momento quis esconder”, diz Veneziano ao analisar criação da CPMI do INSS
Brasil

“O atual governo em nenhum momento quis esconder”, diz Veneziano ao analisar criação da CPMI do INSS

28 de agosto de 2025
Próxima Matéria
Governador em exercício Adriano Galdino participa de posse da reitora da UFPB

Governador em exercício Adriano Galdino participa de posse da reitora da UFPB

  • Sobre
  • Contato

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio