Segundo o Boletim Extraordinário do Observatório Covid-19 Fiocruz divulgado nesta terça-feira (16), a Paraíba se encontra em zona crítica da pandemia em relação à ocupação de leitos de UTI para pacientes adultos com Covid-19. No levantamento anterior, o Estado estava em zona de alerta intermediária.
Os novos dados divulgados pela Fiocruz deixam todo o Brasil em alerta, com 24 estados e o Distrito Federal, entre as 27 unidades federativas, com taxas de ocupação de leitos iguais ou superiores a 80%, sendo 15 com taxas iguais ou superiores a 90%.
Considerando as capitais brasileiras, 25 das 27 estão com taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos iguais ou superiores a 80%, sendo 19 delas superiores a 90%. Os pesquisadores consideram a atual situação do país absolutamente crítica.
“Chamamos à atenção para o fato de a situação da pandemia por Covid-19 ser gravíssima. Um conjunto de indicadores, incluindo as médias móveis de casos e de óbitos e as taxas de ocupação de leitos UTI Covid-19 para adultos, apontam para situação extremamente crítica ou mesmo colapso, em todo o país. De modo urgente, é fundamental ampliar e intensificar conjunto de medidas não-farmacológicas, com medidas de supressão ou bloqueio da transmissão e do uso de máscaras de proteção, como principal medida de controle e redução do número de casos por Covid-19, buscando reverter ou evitar colapsos no sistema de saúde, para reduzir drasticamente os níveis de transmissão e de casos e, consequentemente, o número de mortes evitáveis”, diz um trecho do boletim.