A Superintendente do Ministério da Saúde na Paraíba (SEMS/PB), Joelma Greicy Fernandes Lira, participou nesta segunda-feira (13), representando o Ministério da Saúde, do Ato de Assinatura do Termo de Compromisso, que oficializa os esforços conjuntos para a estruturação da Policlínica no âmbito do Novo PAC Saúde. A solenidade que ocorreu na Caixa Econômica Federal, no Centro da cidade e contou com a presença de diversas autoridades, como o prefeito de Campina Bruno Cunha Lima e o senador Veneziano Vital do Rêgo.
No seu discurso, Joelma destacou que a implantação da Policlínica Regional de Campina Grande, representa um marco histórico para a saúde pública na cidade. “Essa é uma conquista que chega em um momento muito especial, quando Campina celebra mais um aniversário de sua história de desenvolvimento, inovação e força do povo campinense. Nada mais simbólico do que presentear a cidade com um equipamento de saúde desse porte — um investimento que significa mais cuidado, mais qualidade de vida e mais dignidade para a população”, afirmou.
Ainda segundo a Superitendente do MS, a implantação dessa Policlínica representa um salto na capacidade de atendimento ambulatorial especializado de Campina Grande e de toda a região, fortalecendo o sistema municipal e regional de saúde. O investimento total é de R$ 30 milhões, sendo R$ 17,3 milhões destinados à execução da obra e à taxa da mandatária, e o valor restante à aquisição de equipamentos, garantindo uma estrutura completa, moderna e de alta qualidade”, disse Greicy, ao destacar ainda a importância da atuação do senador Veneziano, que conseguiu colocar Campina entre as 46 Policlínicas aprovadas nas Seleções 2025 do Novo PAC Saúde.
Para o Prefeito Bruno, Campina consegue com um trabalho conjunto expandir sua rede de saúde pública que hoje é referência sendo a cidade que mais tem CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) no Brasil, cidade está também que foi referência no salvamento de vidas durante a pandemia. “portanto a chegada dessa nova Policlínica só reforça a visão e o compromisso daquilo que eu mencionava com Veneziano ao longo desses dias que foi o de fornecer um serviço que é super demandado nesse país. Então é uma ação que conta com o apoio do nosso corpo técnico do senador Veneziano, do Ministério da Saúde aqui também representado por Joelma. É uma ação de fato de pessoas que tem compromisso com a cidade”, afirmou o gestor ao salientar que 14 municípios da 16ª região da cidade serem beneficiados, são eles:(Assunção, Boa Vista, Campina Grande, Fagundes, Juazeirinho, Livramento, Massaranduba, Olivedos, Pocinhos, Puxinanã, Santo André, Serra Redonda, Soledade, Taperoá e Tenório).
“Campina Grande é a única cidade a ser contemplada na Paraíba com uma policlínica, dentro das primeiras ações do PAC Saúde. É sem dúvidas uma grande conquista, não apenas para Campina, mas para todas as 14 cidades que também serão beneficiadas”, ressaltou Veneziano na sua fala.
A assinatura do convênio contou com as presenças também do superintendente da Caixa Tiago Chaves; do Vice-Prefeiro Alcindor Vilarim; do Secretário de Saúde, Dunga Júnior, dentre outras autoridades.
Redação