A jovem Rebeca Barros ingressou na Polícia Militar aos 19 anos com o objetivo de contribuir com a Segurança Pública da Paraíba. Hoje em dia, aos 30, é tenente da ROTAM (Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas) do Batalhão de Motos de João Pessoa, documentando suas ocorrências diárias em vídeos, publicados em um canal no Youtube, que já conta com mais de 112 mil inscritos. A tenente Rebeca foi entrevistada nesta sexta-feira (18) no programa 360 Graus, onde contou sobre sua trajetória dentro da corporação, o porquê de gravar vídeos para a internet, além de dar pistas sobre o seu futuro, mostrando inclinação para a carreira política.
Nascida na cidade de Mãe D’Água, no Sertão paraibano, Rebeca veio para a João Pessoa após ganhar uma bolsa de estudos num concurso de xadrez para estudar em um colégio particular da cidade, onde concluiu o ensino médio. Em seguida, entrou para o Curso de Formação de Oficiais (CFO), formando-se com apenas 21 anos. Sua vontade de vencer nos estados ainda resultou numa formação em Direito e, atualmente, cursa o quinto período do curso de Medicina.
Sua motivação para entrar na Polícia Militar nasceu quando ainda morava do interior do Estado, por nunca ter visto uma “mulher policial”. A realidade que parecia distante ganhou forças graças a seu irmão, que mostrou o lado bom da carreira. “Em 2011 consegui passar no CFO e ingressei na corporação. Foi uma das melhores coisas que fiz na vida, sou muito realizada como policial militar”, declarou a tenente.
Sua vocação para a carreira militar reverberou nas redes sociais. A ideia de mostrar o dia a dia da PM surgiu após viagens de volta à sua terra natal, quando era abordada por moradores locais que viam seu trabalho através da TV. A tenente Rebeca sentiu a necessidade de mostrar sua rotina, destacando, principalmente, o lado humano da categoria. Com mais de 112 mil inscritos no Youtube e mais de 50 mil seguidores no Instagram, a militar conquistou a admiração do povo paraibano.
“Eu tenho que mostrar o trabalho da gente e mostrar, principalmente, o lado humano da polícia, mostrar que respeitamos o cidadão nas ocorrências, que a polícia está na rua de manhã, de tarde a à noite, de domingo a domingo. É diferente de você estar com a câmera no peito, mostrando o dia a dia da gente, a nossa rotina, que não é fácil, da notícia que aparece no jornal. Então, eu quis mais aproximar as pessoas da polícia para entender o nosso trabalho e ficar do nosso lado”, explicou.
O sucesso de Rebeca extrapolou o mundo policial, chamando a atenção de partidos políticos. A tenente conta que já recebeu convites de diversas legendas, que tentam convencê-la a entrar na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa da Paraíba nas eleições de 2022. A hipótese de candidatura para deputada estadual foi bem recebida por seus admiradores, que já se mostram entusiasmados com a possibilidade de votar na policial da ROTAM.
“Procuro fazer as coisas sempre com muita responsabilidade. Alguns partidos me consultaram a respeito de entrar na política e tenho conversado com meus amigos e com a minha família. Essa decisão de entrar na política é muito difícil e muito importante. Tenho certeza que, quando eu tomar a decisão, será feito com muita determinação, com muita coragem e com muita responsabilidade”, disse a tenente Rebeca.
Assista à entrevista completa com a tenente Rebeca: