A deputada estadual Sílvia Benjamin (Republicanos) é autora da Lei 13.412/2024, que reconhece a Festa de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Campina Grande, como patrimônio cultural imaterial da Paraíba. A lei foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) em outubro deste ano.
A nova legislação destaca a importância das manifestações religiosas e artístico-culturais associadas à festividade, que incluem missas, novenas, procissões, quermesses e outros eventos. O Artigo 2º especifica que essas práticas são consideradas parte do patrimônio cultural imaterial. Além disso, a lei determina que o Poder Executivo Estadual dará apoio à organização dos festejos, com o objetivo de preservar os valores culturais relacionados à festa.
Sílvia Benjamin, autora da lei, que é natural do Piauí mas construiu sua família na região de Campina Grande, falou sobre a motivação para elaboração da matéria. “Sempre me admirei com a grandiosidade do evento, com a fé das pessoas e a mobilização por parte do povo de Campina para a Festa de Nossa Senhora da Conceição. Quis fazer com que todo esse empenho fosse reconhecido pelo Governo do Estado e também incentivado por ele. Feliz que deu certo, a Diocese da cidade e o povo campinense mereciam esse destaque”, ressaltou.
“Para nós foi motivo de grande satisfação, sobretudo porque esse reconhecimento chegou justamente no ano jubilar, em que a nossa Diocese completou 75 anos. Então para todos nós foi motivo de imensa alegria”, afirmou Dom Dulcênio Fontes de Matos, bispo da Diocese de Campina Grande.