De acordo com informações do secretário de Estado da Saúde (SES-PB), Geraldo Medeiros, sete casos da “coceira misteriosa”, surto de lesões e coceiras na pele registrados na Grande Recife, em Pernambuco, estão sendo analisados na Paraíba.
“Alguns casos já foram notificados e estão sendo analisados para saber se trata da mesma doença de Pernambuco ou não. Tem casos notificados, mas que ainda não foram confirmados”, declarou ao portal ClickPB. Conforme explicado, a depender da análise é que será decidido se é a mesma enfermidade que atinge o Estado vizinho.
Medeiros não informou em quais cidades foram notificados os casos. Ele pede que os profissionais de saúde continuem atentos aos possíveis casos para notificar a SES-PB.
Na última quinta-feira (25), foi emitida pela Saúde paraibana uma nota técnica na qual os profissionais da área de saúde foram alertados sobre a necessidade de notificar casos suspeitos de coceira. A orientação é que, caso a população apresente sintomas, procure os profissionais para verificar se há semelhanças com a doença registrada no estado vizinho ou se trata de lesões decorrente de outras dermatites.