A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campina Grande esclarece que os serviços de obstetrícia do Hospital da Fundação Assistencial da Paraíba (FAP) contratados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) serão realocados para outras unidades durante o período em que a FAP realizará uma reforma estrutural na unidade hospitalar.
A reforma vai ocorrer na Ala C, que abriga pacientes cirúrgicos e, enquanto durarem as obras, os pacientes serão internados na ala obstétrica da FAP. Com isso, os serviços de obstetrícia passarão a ser realizados no Hospital da Clipsi. A decisão por utilizar a ala obstétrica, para receber os pacientes da Ala C, acontece pelo fato de que a FAP é referência para cirurgias oncológicas na cidade, com diversos municípios pactuados para este serviço.
A FAP executa, em média, 90 partos por mês. Essa demanda será absorvida pela Clipsi. A mudança vale a partir do dia 31 deste mês de março. A perspectiva é que em junho deste ano o Hospital HELP também esteja habilitado para realizar partos pelo SUS em Campina Grande, abarcando parte desta demanda.
A previsão é que a reforma na Ala C da FAP seja executada em cinco meses. Após esse período da obra, a ala obstétrica será novamente redirecionada para a realização de partos.