Não é só a rede de saúde que está à beira de um colapso. O sistema funerário também vem registrando um sucessivo aumento de sepultamentos de mortos por Covid-19. Somente nos primeiros 11 dias de março, o número de enterros triplicou. Levando em consideração apenas os números relacionados à vítimas do coronavírus, foram enterradas mais pessoas nos cemitérios públicos de João Pessoa do que no mês de janeiro.
Até esta quinta-feira (11), 83 pessoas haviam sido sepultadas nos cemitérios públicos da Capital, enquanto em todo o mês de janeiro foram registrados 80.
A alta causa preocupação a prefeitura, que informou anteriormente o crescimento de 30% na demanda dos cemitérios privados. A situação dos públicos poderá se agravar ainda mais, segundo previsão do chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Capital, Eduardo Pedroza, que prevê 250 sepultamentos apenas de vítimas da Covid-19 neste mês.
Se não houver respeito dos pessoenses as medidas restritivas adotadas pela Prefeitura de João Pessoa, com a de isolamento social, esse número poderá ser ainda mais catastrófico nos próximos dias.
Sepultamentos em 2021 de vítimas da Covid-19:
Janeiro: 80
Fevereiro: 88
Março: 83 (considerando apenas 11 dias)
Desde o início do ano, a gestão municipal vem buscando ampliar o número de vagas nos jazigos rotativos dos seis cemitérios públicos da Capital. Os ossos de pessoas sepultadas há mais de dois anos estão sendo recolhidos para os ossários, com o intuito de abrir vagas para as vítimas da Covid-19. Também foi firmada parceria com cemitérios privados para o atendimento à população mais carente, caso haja necessidade.