A união de Detrans de todo o Brasil foi tema do Fórum Permanente dos Detrans, realizado nessa terça-feira (2) em Brasília. O encontro, que teve como objetivo discutir pautas e ações relacionadas ao trânsito em âmbito nacional, contou com a participação de 16 departamentos de unidades federativas.
O secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, abriu o fórum com uma fala sobre a importância de alcançar decisões em conjunto. “Com a integração, a ideia é que possamos incorporar cada vez mais serviços digitalizados para o cidadão em todos os estados brasileiros, como é o caso da transferência eletrônica de veículos. Hoje já contamos com a participação de 20 departamentos de trânsito”, explicou.
Entre outras demandas trazidas pelos departamentos estaduais, estava a implementação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gratuita para alunos da rede pública, além da reformulação da resolução 789 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Esse item indica as normas do processo de formação de condutores de veículos, e não inclui nada sobre carros automáticos no processo de retirada de habilitação. Outro tema levantado em um amplo debate sobre campanhas educativas foi o valor de multas em caso de direção sob influência de álcool e drogas.
Como parte de um processo contínuo de aprimorar os serviços, todas as pautas serão colocadas em ata para a próxima reunião colegiada, que vai acontecer em setembro deste ano.
“Os Detrans, mediados pela AND e Senatran, entram nas tratativas dos temas que são de interesse comum aos dois lados, possibilitando um encaminhamento para tornar as tarefas mais resolutivas e entregues da melhor forma à população. Uma linha adotada para padronizar os procedimentos, e com isso, ganhar em escala o aprimoramento para os serviços que prestamos. Fechamos uma reunião produtiva com indicativo para outros encontros em agosto e outubro. Vamos definir os temas estratégicos de cada uma delas e fazer um aprofundamento para os próximos fóruns”, afirmou Givaldo Vieira, presidente da Associação Nacional dos Detrans (AND).
Estiveram presentes representantes dos Detrans de Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, São Paulo, Sergipe e Tocantins. O encontro foi promovido pela Senatran em parceria com a Associação Nacional dos Detrans (AND).
Fonte: Assessoria Especial de Comunicação – Ministério dos Transportes