O seminário foi realizado no auditório da Faculdade Uninassau, no Bairro dos Estados e contou com a participação de diversos órgãos das forças de segurança, mobilidade e de saúde. O evento está inserido nas atividades da programação da Semana Nacional de Trânsito (SNT) em João Pessoa.
Expedito Leite filho, superintendente da Semob-JP e presidente do CEMAT, abriu o evento e falou da satisfação em promover o seminário e comemorar o primeiro ano do CEMAT junto com as forças de segurança com um único objetivo salvar vidas e prevenir sinistros de trânsito.
“Uma satisfação muito grande fazer o primeiro seminário do CEMAT e comemorar um ano de sua existência. Nossa preocupação é preservar vidas no trânsito, juntando as forças de segurança trazendo novos conhecimentos, trocando experiências, coletando dados estatísticos, tudo isso em prol da segurança viária de todos”, declarou.
O superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba, Pedro Ivo Nogueira, parabenizou a Semob-JP pelo evento e pela oportunidade do debate sobre sinistros de trânsito. “De fundamental importância o debate em que todos os órgãos podem expor suas ações e atividades para a redução de mortes no trânsito”, afirmou.
Durante o evento, foi realizada a palestra da diretora assistente do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, a Dra. Louise Nathalie, e do médico Dr. Rafael Texeira. Eles onde falaram da grande demanda de vítimas de sinistros atendidos no hospital, o custo de cada internação e a gravidade nos sinistros de trânsito em João Pessoa. Também aconteceu a formação de grupo de debatedores, mesa redonda da saúde e da segurança viária, interação do público com os debatedores e, por fim, a apresentação do teatro de fantoches da Semob-JP.
Mortalidade no trânsito – João Pessoa segue a mesma linha de tendência nacional, onde os sinistros de trânsito envolvendo motocicletas é uma grande preocupação. Os óbitos de sinistros de trânsito com motociclistas representam cerca de 66% dos registros, segundo dados do IPC, em 2022.
Das mortes envolvendo motocicletas, cerca de 84% das vítimas foram do sexo masculino. Os maiores índices apresentam vítimas jovens, com idade entre 20 e 29 anos, e 30 a 39 anos. Em 2023, o perfil das vítimas continua a se repetir, porém observamos um notável aumento nos sinistros de atropelamentos.
No ano de 2022, os atropelamentos representam 10,71% dos sinistros de trânsito, mas em 2023, de janeiro a agosto, esse número cresceu significativamente seguindo uma tendência que se observa em todo o Brasil, alcançando agora a marca de 31,91%.
CEMAT – O comitê tem por objetivo reduzir sinistros e, consequentemente, lesões e mortes, preservando vidas, por meio da integração de dados estatísticos coletados por cada órgão integrante As reuniões do CEMAT são quinzenais na sede da Semob-JP com o propósito de estudar as causas e a prevenção de sinistros de trânsito, para desenvolver ações que possam promover mais segurança viária para todos.
Estiveram presentes e fazem parte do CEMAT os representantes da Semob-JP, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Batalhão de Trânsito da Polícia Militar do Estado da Paraíba (BPTran), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Instituto de Polícia Cientifica (IPC), Polícia Civil, Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba; Secretaria de Saúde do Município de João Pessoa e Grupo Energisa.
PROGRAMAÇÃO DA SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO:
Dia: 24/09 Simulação de sinistro + Comando Educativo
Local: Largo da Gameleira – Tambaú
Horário: 15h30
Dia: 25/09 Ação em escola
Local: Bairro de Tambaú
Horário: 10h
PMJP.
Fotografia: Assessoria.