Com o objetivo de desenvolver a segurança e a conscientização sobre a importância do aperfeiçoamento das técnicas de pilotagem de motocicletas, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (SEMOB-JP) realizou, na manhã desta segunda-feira (29), um curso de Pilotagem Segura, dando continuidade às atividades da edição municipal do Movimento Maio Amarelo.
Na abertura do evento, o superintendente da Mobilidade Urbana de João Pessoa, Expedito Leite Filho, falou da importância da qualificação e deu os parabéns aos servidores que participaram. “Muito feliz em abrir esse evento e saber que vamos capacitar multiplicadores de boas ações no trânsito, evitar sinistros e salvar vidas”, ressaltou.
O curso básico teve a carga horária de 4 horas, divididas em parte teórica, ministrada pelo diretor de Operações, Sanderson Cesário, falando de legislação de trânsito e dicas para uma boa condução da motocicleta. Já a parte prática, foi realizada pelo chefe da Divisão de Mobilidade Urbana (DMOB), Romulo Araújo, que mostrou como deve ser o comportamento e as atitudes para uma pilotagem segura, manutenção da moto e instruções para evitar sinistros nas vias.
De acordo com a chefe da Divisão de Educação Para o Trânsito (Died) da Semob-JP, Gilmara Branquinho, esse é um projeto piloto que vai começar com os servidores da SEMOB-JP, que utilizam motos nos deslocamentos para o trabalho e lazer. Ao final foram entregues os certificados. “Nossa intenção é expandir o treinamento para funcionários de empresas públicas, privadas, para toda a população, auxiliando esse público que é tão vulnerável ao se envolver em sinistros”, explicou.
Participaram da abertura da capacitação, a diretora de Operações do Detran-PB, Roberta Neiva; representantes da Operação Lei Seca, e do DETRAN-PB.
PMJP.
Fotografia: Equipe da Died/Semob e Ingrid Lopes.