Mais uma pesquisa que avalia o cenário da disputa presidencial de 2022 aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria o candidato vencedor. Dessa vez o levantamento Exame/Ideia afirma que o petista sairia vitorioso do pleito eleitoral com 35% dos votos, e o atual presidente, Jair Bolsonaro (sem partido), teria índice de 25%.
Na terceira colocação está Ciro Gomes (PDT), com 7%, seguido de Sérgio Moro (Podemos), com 5%. Os tucanos João Doria e Eduardo Leite, ambos do PSDB, alcançam 2% cada. Já o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (DEM), o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e Cabo Daciolo (PMB) apareceram com 1% cada. A senadora Simone Tebet (MDB-MS) e o cientista político Luiz Felipe d’Avila não pontuaram.
O percentual dos que não souberam ou não responderam alcançou 12%, enquanto brancos e nulos marcaram 8%.
Num cenário de segundo turno contra Bolsonaro, Lula conquista a cadeira presidencial com 48% contra 31% do atual presidente. Já com Doria como adversário, o petista ganha por 50% a 22%, superando também Eduardo Leite com 48% contra 22%.
O ex-presidente também vence o confronto contra Sérgio Moro com 47% das intenções de voto contra 25% do ex-juiz. Quando o oponente é Ciro Gomes, Lula sairia vitorioso com 44% e o pedetista teria 31%.
Para a realização desta pesquisa, foram ouvidas 1.200 pessoas entre os dias 9 e 11 de novembro. As entrevistas foram feitas por telefone. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.