O secretário de Segurança e Defesa Social da Paraíba, Jean Nunes, atribuiu o aumento de 54,5% nas mortes provocadas por policiais em operação no Estado durante os seis primeiros meses de 2019 à intensificação do trabalho durante as ocorrências.
“Na medida que as policias chegam muito mais rápido dando atendimento as ocorrências principalmente coma a dinâmica de policiamento, estratégico que estamos adotando, muitas vezes eles chegam ao local com o crime acontecendo ainda e isso pode levar a confronto ou alguma coisa nesse sentido. Mas não é uma orientação jamais de algum comando de chegar e aumentar esse número de eventualmente sair para uma ocorrência com um objetivo deliberado de abater qualquer criminoso. Não há nenhuma orientação dessa natureza, inclusive nosso treinamento das policia militar, civil e bombeiros mais humanizado e reconhecido nacionalmente”, afirmou.
Jean também foi questionado sobre os dados da mesma monitoração que registrou menos mortes de policiais no semestre. Ele atribuiu isso a capacitação e ao treinamento dos agentes de segurança da Paraíba.
“Isso se deve a capacitação, a forma de se policiar. Então, os policiais são treinados no decorrer dos últimos anos. Tem os equipamentos de proteção individual também como colete e armas mais nobres. Isso vai trazer uma melhor prestação de serviço para nossos policiais”, finalizou.
Da redação