O secretário de Saúde Geraldo Medeiros explicou que a Paraíba vai ser “dividida” em cores. Isso porque o novo sistema de flexibilização para reabertura da economia no Estado será baseado em cores: a cor verde vai permitir flexibilização completa, enquanto a preta pode levar a um bloqueio total.
Em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (1), Medeiros também destacou que os paraibanos deverão se adaptar a uma nova realidade, que já o “novo normal” em todo o mundo.
“Não vai ser nunca como era antes, temos que nos adaptar o uso de máscaras, lavar as mãos, usar álcool gel e manter o distanciamento social. É uma mudança no mundo inteiro e tem que ser implementada a partir de agora”, disse.
Medeiros ressaltou também que a Paraíba enfrenta uma situação menos alarmante em relação aos demais estados em relação à ocupação dos leitos. “As ações estudadas pelo corpo técnico vem refletindo este cenário atual que a Paraíba foi citada como referência para o bloco do Nordeste em ações e planejamento de flexibilização. Todos os modelos implementados e estudados ao longo desses três meses, mostra a realidade do estado que temos que valorizar que ainda dispomos de leitos de UTI e enfermaria em função de todas as atitudes adotas”, disse.
De acordo com Medeiros, é importante ter, no futuro, esses leitos disponíveis, e para que isso aconteça, o secretário pede a colaboração e conscientização da população. “Ficar em casa é fundamental nos próximos 14 dias, só assim não teremos colapso na rede pública”, afirmou.