O secretário de Saúde de Patos, Leônidas Medeiros, informa que a gestão atual do prefeito Nabor Wanderley vem priorizando os investimentos na saúde, e principalmente intensificando os serviços voltados para a saúde da mulher.
Leônidas ressalta que o município não realizava exames de mamografia há pelo menos 6 anos, e que o prefeito Nabor conseguiu reestruturar a oferta deste exame ao longo dos dois primeiros anos da gestão municipal atual.
Portanto, em 2021 e 2022, o município já realizou quase 4 mil mamografias, sendo em clínicas particulares e também no Centro de Especialidades Frei Damião, que ampliou essa oferta após a implantação de um mamógrafo adquirido através da destinação de 50% das emendas impositivas da Câmara de Vereadores de Patos.
Em relação às mamografias realizadas pelo município com a aquisição do mamógrafo, o secretário explica que houve apenas um atraso na entrega do equipamento para impressão das imagens desses exames, por parte das empresas licitadas para este serviço.
Quanto aos laudos, Leônidas garante que foram todos emitidos, e que as imagens também já estão sendo disponibilizadas em mídia digital para as mulheres que realizaram as mamografias.
A liberação do laudo e das imagens em mídia digital veio através de um parecer do Conselho Federal de Medicina, após uma consulta por parte da Secretaria Municipal de Saúde de Patos.
Portanto, o secretário Leônidas Medeiros reforça que, ao contrário do que disseminam e que tentam propagar, a gestão do prefeito Nabor Wanderley está tendo um cuidado especial com a saúde das mulheres patoenses, como afirma.