O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, tranquilizou nesta quarta-feira (18) a população após o primeiro caso de coronavírus na Paraíba ser confirmado. Medeiros lembrou que apenas 5% dos casos se faz necessária a internação em UTI. “Em 85% dos casos, os sintomas são iguais aos de uma gripe comum”.
O paciente de 60 anos – que veio da Europa após chegar a João Pessoa – teve a coleta de sangue realizada após manifestar sintomas respiratórios. Nesta quarta, houve a confirmação que ele portava Coronavírus. Outra paciente de 39 anos, que morreu, está sob investigação.
“É preciso que a população entenda que estamos com uma pandemia, é um problema de saúde pública, mas não há motivo para pânico. As pessoas em 85% dos casos de Coronavírus elas têm sintomas de uma gripe comum, apenas em 15% dos casos há necessidade de intermamento hospitalar, e em apenas 5% elas são encaminhadas para UTI para cuidados intensivos e ventilação mecânica”, disse.
Medeiros destacou também que a maior preocupação são os idosos, o paciente acima de 60 anos que tem doenças associadas, como diabetes, cirrose, pacientes efizematosos, artrite reumatóide, pacientes transplantados, aqueles pacientes que estão com câncer e em quimioterapia…”, finalizou.