A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reforça a importância da vacinação contra Covid-19 também para as crianças. Tomar vacinas é a melhor maneira de se proteger de uma variedade de doenças graves e de suas complicações, que podem até levar à morte.
Para o público infantil, a vacinação teve início no dia 16 de janeiro e cerca de 80 mil crianças deverão ser imunizadas na Capital, com a ampliação da faixa etária, de 5 a 11 anos. Neste grupo, está sendo administrado o imunizante da Pfizer, com dose reduzida, que equivale a 1/3 da dose normal. A faixa etária é divulgada diariamente pela Prefeitura de João Pessoa, por meio dos canais de informações oficiais (site e redes sociais).
“É importante que as pessoas se vacinem, principalmente porque sabemos que uma doença que aparentemente está sob controle pode voltar com maior transmissibilidade e com isso haver uma alta incidência de contágio por não haver uma cobertura vacinal adequada”, explicou Fernando Virgolino, enfermeiro e chefe da seção de imunização de João Pessoa.
“No caso das crianças e adolescentes, com a retomada aos ambientes escolares, além de seguir os protocolos de segurança com a utilização de máscaras e higienização das mãos, é fundamental que este grupo esteja vacinado e, desta forma proporcionar e contribuir para um ambiente mais seguro, para os colegas, professores e familiares, além de ajudar a criar uma barreira imunológica e de segurança em saúde pública”, completou.
Dúvidas – A Prefeitura disponibiliza dois números de contato para auxiliar os cidadãos que estão com dificuldades para realizar cadastro, agendar vacinação ou outras dúvidas relacionadas ao aplicativo Vacina JP. Nesses casos, a população pode ligar ou enviar mensagem via WhatsApp para os números: (83) 98600-4815 ou (83) 98699-2917. O horário de atendimento desse serviço é de segunda a sábado, das 8h às 19h. Outra forma de contato é através do endereço de e-mail: vacinajp@gmail.com.