A Saúde Municipal de Alhandra foi reconhecida em evento da Fiocruz pelas altas coberturas vacinais no território municipal. O momento aconteceu, nessa sexta-feira (01), em João Pessoa, durante o encerramento do projeto “Pelas Reconquistas das altas coberturas vacinais”, liderado pelo Instituto Bio Manguinhos/Fiocruz, Programa Nacional de Imunizações (PNI) e Sociedade Brasileira de Imunizações (SBim). O encontro reuniu as instâncias federal, estadual e municipais e instituições parceiras para celebrar os avanços alcançados ao longo de dois anos de atuação. O secretário municipal de Saúde, Harvey Carvalho, participou da solenidade.
O município de Alhandra está entre os 25 municípios da primeira região de saúde que participa do projeto que inspirou o Vacina Mais Paraíba do Governo do Estado, uma ação que chegou a todo o estado e tem eixos de comunicação para fazermos o trabalho de educação na saúde, com atuação também nas comunidades quilombolas e indígenas. Com o destaque o município foi contemplado pela Fiocruz com quatro câmeras frias para os imunizantes.
A premiação desta sexta-feira pela Fiocruz reconhece os esforços dos profissionais do município de Alhandra na busca pelas altas coberturas vacinais. O secretário de Saúde do município de Alhandra comemora o reconhecimento. “Alhandra estava inserida entre os 25 municípios da Paraíba e graças aos esforços de todos os profissionais fomos reconhecidos com o município que apoiou o projeto e que vacinou e mostrou resultados para os indicadores de vacinação do nosso município. Gostaria muito de dedicar essa premiação a todos os funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, todos os enfermeiros, técnicos de enfermagem, aos vacinadores do nosso município que contribuíram diretamente com a execução deste projeto em Alhandra. Somos gratos também aos agentes comunitários de saúde que são a Secretaria de Saúde na ponta no dia a dia, de sol a sol, de casa em casa e esses resultados não seria possível sem a colaboração de cada um agente comunitário de saúde. Somos gratos a confiança e também o empenho do chefe do executivo municipal, o prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues e a vice-prefeita, Zilda do Varejão que tem apoiado todas as nossas ações. E é com grande alegria que levamos para Alhandra esse reconhecimento do “Projeto Vacinar Para Não Voltar’, disse Harvey.
Segundo a com a coordenadora do Departamento de Estudos Clínicos, Assuntos Médicos e Vigilância Pós-Registro de Bio-Manguinhos e do Projeto Pela Reconquista das Altas Coberturas Vacinais, Lurdinha Maia, o encontro revisitou os métodos utilizados pelo PRCV em suas ações nos estados contemplados pelo Projeto, além de demonstrar a importância das redes locais de apoio aos Planos Municipais pela Reconquista das Altas Coberturas Vacinais e reafirmar o compromisso do estado com a sustentabilidade das ações realizadas. “O projeto fez a sua parte ao discutir com profissionais dos territórios as diferentes causas que estavam levando às baixas coberturas e com eles desenhar e implantar estratégias Pela Reconquista das Altas Coberturas Vacinais. Estratégia diferenciada que teve início com uma grande pactuação social, envolvendo o poder público e a sociedade civil, mobilizando atores no Amapá e na Paraíba, incluindo as que tinham capilaridade nacional, bem como o Estado com papel estratégico, pois é a garantia de que as ações terão continuidade. Agora, chega a hora de concluirmos o projeto, mas o protagonismo da mudança continuará nas mãos dos profissionais de saúde e destas redes de apoio que formamos ao longo destes dois anos de luta”, comemorou.
O pesquisador do Instituto Bio Manguinhos/Fiocruz, Akira Homma, evidenciou a importância da união de esforços para garantir a vacina no braço da população. “Foram estas crenças que nos guiaram e nos levaram a desenvolver as ações do PRCV. O projeto agora se encerra, mas nosso compromisso de continuar protegendo a saúde pública permanece forte. Acreditamos na força da colaboração das instituições públicas e privadas pela reconquista das altas coberturas vacinais”, observou.
O PRCV foi uma iniciativa do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) em parceria com o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) que atuou no estado do Amapá e em 25 municípios da Paraíba de forma piloto e com ações estruturantes e de comunicação visando o aumento das coberturas vacinais de forma a atingir as metas preconizadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Ao longo de dois anos de atuação, o PRCV adotou uma estratégia diferenciada, com protagonismo dos atores locais e fortalecimento de uma grande rede colaborativa, em torno da elaboração e execução de Planos Municipais Pela Reconquista das Altas Coberturas Vacinais e da constituição de redes locais de apoio a esses planos, que agora ficarão responsáveis por buscar a manutenção das ações nestes estados.
Secom.