A Secretaria Municipal de Saúde do município de Patos (PB), através da UPA Dr. Otávio Pires de Lacerda (Campo da Liga), apresentou na manhã desta quarta-feira, dia 21 de dezembro, o balanço das transferências de pacientes realizadas ao longo deste ano de 2022.
De acordo com Francisco Neres, diretor administrativo da UPA do Campo da Liga, e também coordenador da frota de ambulâncias, este ano foram realizadas 1.280 transferências para fora de domicílio e 4.320 transferências entre as UPAs e Unidades Hospitalares de Patos.
Francisco Neres lembra que a frota de ambulâncias foi implantada em 2021, quando teve início a terceira gestão do prefeito Nabor Wanderley, com a implantação do programa Saúde da Gente.
De 4 ambulâncias, o serviço teve a frota ampliada para 7 ambulâncias, que fazem o transporte de pacientes para outras cidades, e até para outros estados, além de transportar pacientes atendidos na UPA do Campo da Liga e na UPA do Jatobá, bem como no Hospital Regional, Hospital Infantil e Maternidade.
“A gente faz esse trabalho desde o ano de dois mil e vinte e um, e com muita determinação. Porque foi um pedido do prefeito Nabor Wanderley, ou seja, atender os pacientes que mais precisam dessa assistência”, ressaltou Francisco Neres.
A demanda de transferências tem aumentado, principalmente depois da abertura da UPA do Jatobá. Porém, a frota aumentou para suprir essa demanda, conforme enfatiza o diretor administrativo da UPA do Campo da Liga, Francisco Neres.