A Prefeitura Municipal de Santa Rita, recebe de 3 a 6 de outubro o projeto “Roda-Hans: Carreta da Saúde – Hanseníase” que será realizado em frente ao Complexo de Saúde Padre Malagrida no bairro de Tibiri II das 8h às 16h.
O projeto iniciou-se através de uma parceria firmada pelo Acordo de Cooperação Técnica n° 4/2020 (ACT), entre a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente/SVSA/MS e Novartis Biociências S.A., que está em desenvolvimento desde 2018, nos estados, municípios e atualmente a Sociedade Brasileira de Dermatologia.
O Roda-Hans: Carreta da Saúde – Hanseníase foi desenvolvido para servir de instrumento promotor da saúde pública em diferentes lugares e contextos sociais, culturais e epidemiológicos da doença.
Para o prefeito Emerson Panta “é a primeira vez que o serviço vai até a população, unindo o serviço das unidades básicas de saúde ao projeto. A hanseníase tem cura e é de extrema importância que seja descoberta no seu estágio inicial, por isso atentem-se aos sintomas”, declarou.
O popular que desconfiar de algum sintoma pode procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa ou dirigir-se ao ponto de atendimento do Roda-Hans que estará toda essa semana, a partir da terça-feira (3), em frente ao Padre Malagrida das 8h às 16h. A hanseníase tem cura e requer um tratamento precoce, para evitar incapacidades físicas.
O que é a hanseníase?
A hanseníase é uma doença infectocontagiosa crônica, de evolução lenta, tendo o _mycobacterium ieprae_ como o agente etiológico, que atinge pele e nervos periféricos e com potencial de causar incapacidades físicas.
Diagnóstico:
O diagnóstico é essencialmente clínico, portanto, faz-se necessário para a identificação dos casos, o desenvolvimento de ações contínuas de busca ativa em saúde.
Sintomas:
Mancha no corpo, com alteração de sensibilidade
Dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas
Caroços e inchaços pelo corpo, em alguns casos avermelhados e doloridos