A Carreta da Saúde, que está a caminho de Santa Rita para colocar em ação o programa O Doutor Tá Aqui, integra o maior leque de investimentos – realizados aos longo do ano – da história da cidade. Um pacote de obras e serviços que inclui a realização de um sonho: o Hospital Infantil, que garantirá atendimento pediátrico de qualidade em toda a região polarizada por Santa Rita.
“A saúde é um dos focos da gestão e estamos trabalhando duro para ampliar a rede de acolhimento, com mais acessibilidade e qualidade, pois entendemos que o crescimento de Santa Rita passa necessariamente pelo acesso plural à uma saúde pública de qualidade”, avaliou o prefeito Emerson Panta.
A ampliação da rede foi efetiva ao longo de 2023. A começar pelas entregas e construção de novas Unidades Básicas de Saúde – a exemplo das UBSs no Plano de Vida e Nova Trindade -, além da abertura do Centro da Saúde da Mulher, em Tibiri II, exclusiva para as santa-ritenses, com amplo leque de especialidade voltadas ao público feminino.
Um crescimento que deu novo salto a partir da inauguração da Policlínica Municipal, com dezenove especialidades médicas – um investimento que garante aos santa-ritenses acompanhamento da saúde, com consultas, exames e procedimentos, tudo em um só lugar, com acolhimento, agilidade e qualidade.
“A Policlínica amplifica o acesso dos santa-ritenses aos serviços de saúde, permitindo não só tratamento mas também prevenção”, declarou Emerson Panta.
O secretário municipal de Saúde, Rafael Monteiro, relembra a missão dada pelo prefeito: “Uma grande estrutura, para atender os santa-ritenses com conforto, agilidade e humanização”.
Mais do que obras, a equipe de saúde absorveu a meta de levar serviços médicos onde a população está, especialmente nas regiões mais distantes do centro. Os distritos rurais foram alvos de campanhas de vacinação, além de terem acesso a atendimento com o Mais Médico, que levou um monte de serviços às comunidades, a exemplo de consultas, encaminhamento de exames, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e vacinas.
Os atendimentos eram acompanhados de atividades lúdicas, atraindo a população para a atualização do cartão de vacinação – especialmente as doses contra a Covid.
A epidemia, aliás, continuou na pauta com diversas maratonas de aplicação das doses nas Unidades Básicas de Saúde e em postos especiais e volantes, com funcionamento em horários alternativos e estendidos, a exemplo da vacinação itinerante, e o vacina 24h.
“Continuamos investindo na blindagem sanitária de nossa cidade, reforçando a imunidade da população”, revelou Rafael Monteiro.
Ele apontou ainda as campanhas mensais focadas em prevenção de doenças, a exemplo do Outubro Rosa, quando foram realizados em Santa Rita mais de mil mamografias.
A Saúde municipal também deu atenção especial ao Setembro Amarelo, Novembro Azul e Dezembro Vermelho – prevenindo e alertando a população contra depressão, câncer de próstata e DSTs/Aids, respectivamente.
“As campanhas foram realizadas em toda a rede de atenção básica, levando exames e informações para todos os santa-ritenses”, lembrou o secretário.
Muito além da Covid
A vacinação dos santa-ritenses foi pauta permanente ao longo de 2022. E não só para combater a Covid. Poliomielite, gripe, sarampo, febre amarela mereceram campanhas específicas, com disponibilização de doses nas UBSs, além da aplicação em postos avançados e por meio de equipes volantes.
A Saúde municipal ainda fez campanha antirrábica e combateu endemias como a dengue.
“Saúde pública se faz em diversas frentes – desde a construção de novos equipamentos, como fizemos, até a prevenção como vacinas, informações e disponibilização de exames”, avaliou o prefeito Emerson Panta, que acrescentou: “É um conjunto de ações, bem orquestradas e com uma meta essencial: chegar aos que precisam, no momento certo”.
O remédio é a atenção
Ao longo de 2022, a Prefeitura de Santa Rita ampliou o atendimento a domicílio, atendendo santa-ritenses com dificuldade de locomoção – uma ação que foi complementada com as equipes volantes e terá um novo plus a partir da chegada da Carreta da Saúde e implantação do programa O Doutor Tá Aqui – levando clínica médica, exames e informações por toda a cidade.
“Vamos seguir trabalhando para tornar a saúde cada dia mais acessível”, garante Emerson Panta.
Um dos serviços que seguirá fazendo a diferença na saúde da população é a Farmácia Municipal, que disponibiliza diversos tipos de medicamentos para as camadas mais vulneráveis.
Outro equipamento que tem colocado sorrisos nos rostos dos santa-ritenses – o Centro de Especialidades Odontológicas – também seguirá ampliando o atendimento e serviços, a exemplo das próteses.
Já o Samu Santa Rita, que realizou recentemente o maior treinamento para ação em acidentes trágicos, reforçou a equipe para agilizar o atendimento a população, de forma cada vez mais precisa.
“São ações integradas que resultam em saúde pública de qualidade”, resume o prefeito, que também está atento a prevenção com construção de academias ao ar livre e calçadões para a prática esportiva, estimulando a população a cuidar do corpo e da mente. “Apostamos na saúde da nossa gente para ajudar a manter, em 2023, Santa Rita em pleno desenvolvimento”, finalizou.