Nesta terça-feira (25), iniciou a aplicação com a dose de reforço bivalente contra Covid-19 para toda população santa-ritense acima de 18 anos de idade. A recomendação é válida para quem já recebeu, ao menos duas doses de vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer) como esquema primário ou como dose de reforço, após um intervalo de quatro meses da última dose. Quem ainda não completou o ciclo vacinal e está com alguma dose de reforço em atraso, também pode procurar os serviços de saúde para completar o ciclo de proteção.
As vacinas estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde e no PAM, sendo um ponto extra de vacinação. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira das 8h às 15h.
Com a nova ampliação do Ministério da Saúde (MS), a Pfizer Bivalente passa a ser ofertada a toda população acima de 18 anos, que já tenha recebido, pelo menos, duas doses monovalentes como esquema primário.
“Estamos trabalhando e garantindo a assistência preventiva em saúde pública para toda a população de Santa Rita. Alertamos diariamente sobre a importância da prevenção por meio dos imunizantes, que tem alta eficiência para salvar pessoas em todo o mundo”, destacou o prefeito de Santa Rita, Emerson Panta.
Influenza – A campanha de vacinação contra Influenza também está ativa e o imunizante é disponibilizado em todas as salas de vacina do município, apenas para pessoas que fazem parte do grupo prioritário. A vacinação tem como objetivo reduzir as complicações, as internações e a mortalidades decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza, na população-alvo para a vacinação.
O Ministério da Saúde (MS) recomenda que as vacinas contra a Covid-19 podem ser administradas simultaneamente com os imunizantes do calendário vacinal ou em qualquer intervalo na faixa etária de seis meses de idade ou mais.
Grupo prioritário para Influenza – Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); Trabalhadores da saúde; gestantes, puérperas, professores do ensino básico e superior, povos indígenas, idosos com idade superior a 60 anos de idade; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; Profissionais das Forças Armadas; Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; Pessoas com deficiência permanente; Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso; Trabalhadores portuários; Funcionários do sistema de privação de liberdade; População privada de liberdade com mais de 18 anos de idade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
Documentação – Para receber a vacina contra Covid-19 é necessário apresentar um documento oficial e cartão de vacina que comprovem outras doses dos imunizantes que previnem contra Covid-19 e Cartão do SUS.
Já para receber a vacina contra Influenza, todos que fazem parte do grupo prioritário precisam apresentar documentos comprobatórios de cada condição específica: declaração ou receita médica. Já os trabalhadores de saúde precisam apresentar cópia de documento que comprove vínculo ativo como trabalhador de saúde, que também deve ficar retida no local. São eles: carteira do conselho profissional ou contracheque. No caso de estudantes que estagiam em serviço de saúde, devem apresentar declaração da instituição de ensino e do serviço onde atuam.