Um levantamento nacional divulgado pelo portal Congresso em Foco na última quinta-feira (01) trouxe os deputados federais brasileiros que mais e menos gastam com as verbas da cota parlamentar da Câmara, com base no primeiro semestre do ano. Entre os 12 representantes da Paraíba, Cabo Gilberto (PL) aparece como o grande esbanjador, enquanto Wilson Santiago (Republicanos) é apontado como o parlamentar mais econômico do estado.
A cota parlamentar é um benefício destinado a cobrir despesas relacionadas ao exercício do mandato, como aluguel de escritório, passagens aéreas, alimentação, locação de carro, combustível e divulgação das atividades parlamentares. É um direito legal previsto pelo regimento e a maior parte dos recursos é reembolsada aos deputados mediante apresentação de notas fiscais.
O saldo não utilizado da cota parlamentar não é acumulado para o mês seguinte, e os parlamentares têm até 90 dias para solicitar o reembolso. Por isso, os valores apresentados neste levantamento podem ser alterados, já que despesas anteriores podem não ter sido declaradas ainda.
Paraíba
Quem mais gastou: Cabo Gilberto Silva (PL) – R$ 291.676,14
Quem menos gastou: Wilson Santiago (Podemos) – R$ 123.713,37