Branco Mendes é um dos deputados estaduais eleitos pelo Republicanos que manifestou interesse em disputar a presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) no primeiro biênio. Em entrevista ao programa 360 Graus, da Rede 360 News e rádio 100.5 FM, desta quinta-feira (24), o parlamentar revelou que o partido deve se reunir até este sábado (26) para definir, em consenso, quem será o candidato ao comando da Casa de Epitácio Pessoa. Além de Branco, Wilson Filho também está no páreo.
“Coloquei meu nome à disposição dos meus pares para que tudo isso seja conversado, seja planejado dentro de um diálogo de harmonia, para que possamos chegar no final de janeiro com uma chapa formada e, se Deus quiser, lutar para chegar à presidência daquela Casa”, declarou o parlamentar.
Iniciando seu quinto mandato na ALPB em 2023, Branco Mendes se colocou à disposição para a disputa pelo cargo de presidente do Legislativo paraibano no primeiro biênio, que se inicia em fevereiro do próximo ano. Dentro da sua sigla, o Republicanos, Wilson Filho também é cotado para o cargo e a definição de quem será o escolhido caberá a Hugo Motta, presidente do partido, em acordo com todos os oito deputado estaduais eleitos no pleito de 2022. O veterano descarta a existência de disputa interna com Wilson, frisando que o clima entre ele e o colega é de harmonia.
“Dentro desses diálogos, dessas conversações, temos uma pessoa importante que é o presidente do Republicanos, o deputado Hugo Motta. Ele esteve comigo e também com o deputado Wilson Filho. Ele pediu calma, estava indo para Brasília, estará voltando creio que amanhã. Eu acho que até sábado nós vamos sentar, reunir o partido e decidir sem nenhum problema. Ainda não temos um critério de como chegar a esse consenso, mas com certeza garanto que não haverá nenhum tipo de ruptura nem da minha parte nem da parte de Wilson. Esse trabalho está sendo feito com muita transparência e diálogo”, ponderou.
Branco frisa que o processo de formação da chapa para a Mesa Diretora da Assembleia é baseado em muito diálogo, não só entre os membros da legenda, mas também com os demais partidos aliados do governador João Azevêdo (PSB). Ele expôs ainda que a existência de um acordo entre o Republicanos e o gestor estadual para que o partido tenha o cargo de presidente da Casa nos dois biênios da próxima legislatura.
“Nós temos uma base bem ampliada de deputados que apoiam o governador. Com certeza o governador tem a preocupação de fazer a Mesa conversando mais com os deputados que lhe dão sustentação. Ninguém pense que ele não vai interferir, ele vai, apenas não impõe nomes”, ressaltou.
Assista à entrevista completa com o deputado estadual Branco Mendes: