O MDB formalizou, no final da tarde desta terça-feira (31), o apoio a reeleição de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para o cargo de presidente do Senado Federal. Repetindo a parceria do último biênio, o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) foi indicado pelo partido ao cargo de 1º vice-presidente.
As eleições para as Casas Legislativas estão marcadas para esta quarta-feira, 1º de fevereiro, após as posses dos parlamentares eleitos e reeleitos. A nova presidência ficará no poder até 31 de janeiro de 2025.
Com o apoio do MDB, Pacheco, que firmou bloco com o União Brasil e PSD, reúne 37 senadores em torno de seu projeto de reeleição. Para ser eleito, um parlamentar precisa de, no mínimo, 41 votos. Além das legendas citadas, o atual presidente do Senado tem o apoio do PT, PDT e da Rede — atual sigla do senador Randolfe Rodrigues, líder do Governo no Congresso.
Além de Rodrigo Pacheco, a presidência do Senado Federal também será disputada pelo senador Rogério Marinho (PL-RN), ex-ministro de Jair Bolsonaro.