Começa nesta segunda-feira (29) o processo de renovação dos contratos do novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que poderá ser feito até 30 de novembro.
Cerca de 50 mil estudantes assinaram contratos do novo Fies no primeiro semestre e devem realizar a renovação dos termos do financiamento, na página http://sifesweb.caixa.gov.br.
Para os contratos firmados este ano, no âmbito do novo Fies, o aditamento, que antes era feito pelo sistema do Ministério da Educação (MEC), passa a ser executado pela Caixa, o novo agente operador do fundo.
Segundo a instituição financeira, caso haja necessidade de alterações no contrato, como a troca de fiador, o estudante deve comparecer a uma agência com o novo fiador e apresentar os novos documentos comprobatórios.
O Fies concede financiamento em instituições privadas de ensino superior. O novo Fies, lançado no ano passado, tem modalidades de acordo com a renda familiar.
A modalidade Fies tem juro zero para os candidatos com renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos. Nesse caso, o financiamento mínimo é de 50% do curso, enquanto o limite máximo semestral é de R$ 42 mil.
A modalidade chamada de P-Fies é para candidatos com renda familiar per capita entre 3 e 5 salários mínimos.
Nesse caso, o financiamento é feito por condições definidas pelo agente financeiro operador de crédito que pode ser um banco privado ou fundos constitucionais e de desenvolvimento.