Na manhã desta quinta-feira (15), o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), fez a leitura de seu relatório sobre a indicação do advogado Cristiano Zanin para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).
No texto apresentado, Veneziano focou essencialmente no currículo e nas atividades do advogado do presidente Lula (PT). Foi citado, por exemplo, que “a versatilidade e abrangência nos diversos ramos do Direito” permitiu a Zanin “gozar do reconhecimento profissional entre seus pares”.
Ainda é citado que a atuação do advogado perante o STF resultou na “construção e manutenção de nossa jurisprudência constitucional”. O senador também confirmou que Zanin declarou estar apto a exercer o cargo, sem ter parentes em atividades públicas ou privadas vinculadas à sua atividade profissional.
A leitura do relatório aconteceu no âmbito da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) como uma parte do rito regimental previsto para análise da indicação.
Cristiano Zanin será sabatinado pelos senadores na próxima quarta-feira (21). Depois, a comissão realiza uma votação secreta e, posteriormente, a decisão passa ao plenário do Senado Federal.