As redes sociais do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) foram citadas como exemplos de “cases de sucesso”, na apresentação dos resultados do “Projeto Comunica”, ao final do 2º Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas, que aconteceu entre os dias 4 e 5 de julho, em Vitória (ES).
A avaliação foi feita pelos estrategistas digitais da FSB Comunicação, empresa responsável pelo Projeto, promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que visa fortalecer as assessorias de comunicação dos Tribunais de Contas.
Na apresentação do Instagram do TCE-PB, por exemplo, os estrategistas citaram os vídeos curtos “bem produzidos e com ótimo engajamento”, na divulgação do Projeto Raízes Paraibanas, que teve início na gestão do conselheiro Nominando Diniz. O projeto Comunica destacou a “Noite de Juru”, no dia 24 de maio deste ano, no Raízes Paraibanas, onde observaram o perfil “humanizado com captações de pessoas reais e diversas”, possibilitando “uma imersão maior na atividade concreta do Tribunal”, permitindo a aproximação com a sociedade civil, com ótima captação e produção” dos vídeos.
O perfil do Instagram também foi avaliado nas conclusões do relatório do Projeto Comunica. “O perfil do Instagram é bem completo e possui uma variedade de formatos nos posts (arte, reels, carrossel)”, enfatiza o documento. É citado ainda o bom uso da collab (publicações nos feeds ou reels em colaboração entre dois ou mais perfis do Instagram, em parcerias estratégicas). O Instagram é uma das plataformas de redes sociais mais populares, com mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais. Isso oferece uma grande oportunidade para alcançar um público diversificado e engajado.
O canal do YouTube (TV TCE-PB) também recebeu uma ótima avaliação quando mostra as coberturas dos eventos com qualidade de captação e edição de vídeos, aproximando pautas técnicas por uma linguagem mais dinâmica e didática. Como exemplo, a FSB Comunicação cita a palestra promovida pelo TCE-PB, em Campina Grande, com Cristiana Fortini, sobre “Cautelas e Limites para Contratação Temporária de Pessoal”. O outro vídeo citado foi o da cobertura do 6º Congresso Nacional de Auditores de Controle Externo, realizado em agosto de 2023, no auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna.
O documento do Projeto Comunica destaca que o canal do TCE-PB no YouTube tem “ótimo número de inscritos (2,8 mil na semana do congresso), ótima edição, captação e uso de porta-vozes em alguns vídeos”. O canal não é apenas “um repositório de sessões plenárias, trabalhando a postagens de alguns bons conteúdos de cobertura de eventos”. O YouTube é o segundo maior mecanismo de busca do mundo e a segunda rede social mais acessada do Brasil. Permite o uso de vídeos de longa e curta duração, transmissões ao vivo e playlists para criar conteúdos audiovisuais que capturam a atenção e facilitam o engajamento com o público.
O 2º Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas, em Vitória, teve a participação de 200 profissionais de comunicação de 29 órgãos de controle. O TCE-PB foi representado pela assessora-chefe de Comunicação, a jornalista Fábia Carolino, e pela jornalista Ridismar Morais. É a Ascom a responsável pelas redes sociais do Tribunal de Contas do Estado.
Projeto Comunica – O Projeto Comunica buscou oferecer treinamentos para que os profissionais de comunicação, que atuam como uma ponte entre os órgãos de controle e a população, para que possam ter mais subsídios para elevar o grau de conhecimento do cidadão a respeito do Estado e do funcionamento das instituições públicas.
Iniciado em janeiro de 2024, o projeto Comunica passou por três fases: diagnóstico das assessorias de comunicação, treinamentos especializados e implementação de estratégias de comunicação. As capacitações abordaram os temas “Força das Comunidades”, “Linguagem Simples”, “LinkedIn: Modo de Usar”, “Governança Ambiental, Social e Corporativa” e “Gerenciamento de Crises”.