A edição desta quinta-feira (19) do Diário Oficial da União (DOU) trouxe a nomeação da delegada Christiane Corrêa Machado para o cargo de superintendente da Polícia Federal na Paraíba. Com a publicação, será a primeira vez que o órgão será comandado por uma mulher no Estado.
Anteriormente, Christiane Corrêa exercia a função de chefe da Seção Regional da Força Tarefa de Segurança Pública na Paraíba. Ela também foi chefe Substituta do Setor de Inteligência, acumulando experiências como chefe da Divisão de Antiterrorismoda Polícia Federal – hoje Coordenação de Enfrentamento ao Terrorismo e coordenadora Geral de Inteligência da Polícia Federal.
A delegada é graduada em Direito pelo Centro Universitário de Brasília e possui mestrado em Ciência em Defesa e Segurança Hemisférica. Servidora da PF desde 2003, comandou, há dois anos, um inquérito que investigou uma suposta interferência do presidente da época, Jair Bolsonaro (PL), no órgão. A investigação começou após falas do ex-ministro Sérgio Moro (Republicanos).
Christiane ainda coordenou o grupo de policiais que atuam perante o Supremo e investigam autoridades com foro privilegiado. Entre colegas, a delegada é descrita como discreta, linha dura e séria. Em 11 meses à frente da coordenação, ela deu sinais de que não se deixa levar por pressões internas e externas.