O Partido dos Trabalhadores (PT) apresentou o nome do professor Márcio Caniello para a disputa pela Prefeitura de Campina Grande nas eleições de 2024. O anúncio segue as orientações aprovadas nessa quinta-feira (31) pela direção nacional da legenda, com o objetivo de guiar as decisões do partido e estabelece condições sobre as eleições municipais de 2024.
Conforme o presidente municipal do PT, Hermano Nepomuceno, outros nomes para a disputa também devem ser apresentados. O PT é um dos partidos de esquerda que integram o Fórum Pró-Campina e outros nomes já foram levantados dentro do grupo, como Inácio Falcão (PCdoB), Jhony Bezerra (PSB) e André Ribeiro (PDT).
Requisitos nas capitais
A primeira condição apresentada pelo PT para apresentação de candidaturas à prefeituras nas capitais é que o partido disponha de lideranças despontando em pesquisas. O outro item frisa que deve ser lançado candidatos em lugares onde a legenda tenha obtido vitórias ou votações significativas nos dois últimos pleitos. Essa última condição exclui João Pessoa das eleições vindouras, pois, nos dois últimos pleitos, os postulantes petistas não venceram nem obtiveram votações significativas.
Em 2016, com o professor Charliton Machado, a chapa petista obteve apenas 4,43%. Nas eleições de 2020, quando o então deputado estadual não seguiu a orientação da direção nacional e manteve sua candidatura a prefeito, por força de determinação judicial, conquistou apenas 1,49%.