A MGI Tech Co. Ltd. (MGI), uma empresa comprometida em desenvolver soluções tecnológicas essenciais para liderar as ciências da vida, em parceria com a Pensabio – empresa de distribuição brasileira, traz para o Brasil uma nova tecnologia para apoiar um grande projeto de sequenciamento genômico com os sequenciadores. O objetivo do projeto é sequenciar o genoma completo de milhares de pacientes com doenças raras e cânceres hereditários, buscando marcadores genéticos capazes de identificar doenças hereditárias para que sejam tratadas precocemente.
A iniciativa visa, ainda, estimular o desenvolvimento tecnológico e científico do país, impulsionando a indústria genômica nacional.
“A MGI está entusiasmada em trazer para o Brasil o que há de mais inovador em tecnologias de sequenciamento genético no mundo. Ao apoiarmos esse projeto, esperamos contribuir com soluções inovadoras, capazes de melhorar a saúde e oferecer qualidade de vida a todos os brasileiros”, diz Yongwei Zhang, CEO da MGI Américas.
Nos últimos três anos, o projeto já sequenciou mais de 5.600 pacientes. Com a nova tecnologia, é esperando um aumento da velocidade de sequenciamento dos pacientes com doenças raras no Brasil.
“Com este projeto, já criamos o maior banco de dados genéticos do Brasil, que deverá ser de grande utilidade à comunidade científica que estuda doenças raras, bem como para todo o sistema de saúde. As informações poderão contribuir com diversas pesquisas no futuro. Também queremos estabelecer protocolos para a adoção da genômica na prática assistencial, com a finalidade de acelerar o diagnóstico e refinar as condutas terapêuticas e preventivas, melhorando a qualidade de vida e reduzindo os custos com saúde a longo prazo”, explica Dr. João Bosco de Oliveira Filho, coordenador do projeto.
“Além disso, pretendemos capacitar profissionais para que possam contribuir com novas descobertas em genômica, como aconteceu com a Covid-19, no início da pandemia”, diz o Dr. Oliveira Filho.
Inovação de impacto para a saúde
O projeto brasileiro de sequenciamento genômico adotará a tecnologia da MGI, desenvolvida para contribuir com projetos de pesquisa de genômica populacional em larga escala em diferentes países do mundo, por meio de uma plataforma de sequenciamento precisa, confiável e acessível. A tecnologia de sequenciamento e automação da MGI foi selecionada pelo Ministério da Saúde da Indonésia no ano passado para apoiar o Projeto Nacional de Genoma e contribuiu com o projeto Genomics Thailand Initiatives, na Tailândia, em outubro do mesmo ano.
Foto: https://www.saatchiart.com/