Um ventilador pulmonar de baixo custo e adequado ao tratamento dos pacientes de covid-19 é o produto final pretendido pela pesquisa de Eduardo Jorge Valadares Oliveira, professor do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde da Universidade Estadual da Paraíba (NUTES/UEPB) e professor Visitante da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD). O projeto foi apresentado numa live no canal da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq) no YouTube, às 19h30, desta quinta-feira (6).
A pesquisa foi aprovada no edital de Monitoramento, Análise e Recomendações para rápida implementação diante da Pandemia de COVID-19 no Estado da Paraíba, iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia e Fapesq.
Como principal inovação deste projeto, tem-se o desenvolvimento de um ventilador pulmonar com uma especificação clínica minimamente adequada (e algumas opções preferidas) para ser usado em hospitais para tratamento dos pacientes com insuficiência respiratória causada pelo Covid-19.
Além disso, como um dos requisitos do projeto, tem-se a utilização de partes, peças e componentes que possuam grande disponibilidade no mercado ou que possam ser facilmente produzidos em larga escala. De modo importante, a inovação pretendida busca um produto cujo custo final permita que o SUS possa adquiri-lo a um preço inferior àqueles praticados antes da explosão da demanda e inflacionamento do mercado.