A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Operacional Políticas Públicas da Causa Animal, está realizando até esta quarta-feira (31) a castração de animais errantes e sem raça definida em Campina Grande. As ações fazem parte do Programa Paraíba Pet, e ao todo atenderão 27 pets previamente cadastrados. Nesta segunda-feira (29), o serviço itinerante de castração está na Cagepa, no bairro do Quarenta.
De acordo com a chefe do Núcleo de Zoonoses da Gerência da Causa Animal de Campina Grande, Fernanda Lira, as ações têm como objetivo ampliar a oferta de castrações, melhorando a condição de vida dos animais de tutores e ONGs cadastradas no programa Paraíba Pet. “Com o castramóvel nós estamos conseguindo ir até as comunidades mais carentes, onde a superpopulação de cães e gatos é enorme. Dessa forma, evitamos o sofrimento dos nossos bichinhos e a proliferação de zoonoses. Aqui nós também estamos repassando orientações para os tutores de como cuidar bem dos animais, tudo isso para garantir a qualidade de vida dos nossos pets”, explicou.
Em três meses de atuação, desde a criação da Gerência Operacional da Causa Animal, o programa Paraíba Pet já castrou cerca de 500 animais em toda região de Campina Grande. Desses, mais de 310 foram só na Rainha da Borborema, que também foi contemplada com parcerias firmadas com escolas e outras instituições para a promoção de campanhas educativas sobre a importância da garantia do bem-estar dos animais.
Para a protetora Mônica Gomes, a castração gratuita é essencial para que pessoas de baixa renda, cuidadores independentes e ONGs possam ter acesso ao procedimento. “Nós que cuidamos desses animais sabemos da importância da castração, pois, além de diminuir a proliferação de doenças e evitar acidentes, a castração colabora com o controle populacional. Então, quando castramos os animais, machos e fêmeas, estamos proporcionando melhorias na vida deles, trazendo tranquilidade e limpeza, por exemplo. Este serviço é uma oportunidade única”, frisou.
Paraíba Pet – o programa tem o objetivo de promover os direitos, o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida dos animais, além de formar uma sociedade mais consciente e responsável em relação aos cuidados e proteção, bem como garantir acesso aos serviços veterinários essenciais, com foco na castração, nas ações de educação em saúde, na vacinação (ofertada pelo SUS) e no tratamento de doenças.
O atendimento do programa é direcionado aos cães e gatos de ONGs de defesa animal, protetores independentes e famílias em situação de vulnerabilidade social que realizarem o cadastro por meio do formulário eletrônico disponibilizado pela Gerência Operacional da Causa Animal, com sede regionais em João Pessoa e em Campina Grande, no WhatsApp 993485015 que funciona em horário comercial.