O trabalho executado pelo Governo da Paraíba, por meio da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa), levou o Estado a atingir a nota máxima no terceiro ciclo do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão), promovido pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). A conquista se deu após o Estado “gabaritar” todas as metas acordadas neste ciclo do programa, assinado em fevereiro de 2023.
O Progestão é um programa que visa fortalecer os sistemas estaduais de gerenciamento de recursos hídricos, promovendo a governança da água para garantir sua oferta em qualidade e quantidade tanto para o presente quanto para o futuro. Desde o primeiro ciclo, a Paraíba tem se destacado na execução e aprimoramento dos instrumentos de gestão, sempre à frente em termos de adesão e implementação das metas estabelecidas pelo programa.
“Não é novidade estarmos no topo do ranking de estados do Progestão, com 100% das metas cumpridas, sem qualquer falha registrada e ainda com pontos extras nos quesitos que fomos desafiados. É um resultado que atesta a excelência e vanguarda da Paraíba na gestão de recursos hídricos do Brasil”, afirma o presidente da Aesa, Porfírio Loureiro.
Ainda segundo o presidente da Aesa, esse desempenho é resultado de um trabalho integrado do Governo da Paraíba, com foco na celeridade e eficiência no cumprimento das metas, que conta com total apoio do governador João Azevêdo e do secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga.