Desportistas e paradesportistas que representaram a Paraíba em nível nacional e internacional terão seus nomes eternizados na Calçada da Fama do Esporte Paraibano, instituída pelo governador João Azevêdo por meio do Decreto de número 45.681 de 18 de outubro de 2024. O espaço será construída nas dependências da Vila Olímpica Parahyba entre o parque aquático e a arquibancada do campo de futebol principal.
De acordo com o decreto, publicado no Diário Oficial do Estado desse sábado (19), a Calçada da Fama do Esporte Paraibano tem o objetivo de homenagear atletas, ex-atletas, técnicos, ex-técnicos e profissionais que atuam e/ou atuaram diretamente com o desporto e paradesporto da Paraíba. Os nomes que ficarão no local serão escolhidos por meio de uma comissão de avaliação, que será composta por representantes da Associação das Federações de Esportes da Paraíba, do segmento paradesportivo, de um membro do curso superior em história ou ligado à antropologia de qualquer instituição de ensino, além de pessoas ligadas à Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).
O secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Lindolfo Pires, justificou a ação lembrando que a Paraíba possui uma galeria de desportistas e paradesportistas que se destacaram nas diversas áreas do esporte. “São inúmeros os nomes de atletas, paratletas, técnicos e desportistas em geral que representaram bem a Paraíba, brilhando em competições no Brasil e no mundo e agora eles terão seus nomes eternizados com uma estrela e num espaço que é considerado o coração do esporte no estado, que é a Vila Olímpica Parahyba”, disse.
“Agora, que está devidamente instituída, a Calçada da Fama do Esporte Paraibano começará a ser estruturada fisicamente para que, num breve espaço de tempo, possa ser inaugurada. O local vai ser mais um ponto de turismo para João Pessoa e a Paraíba, pois, sem dúvida, entrará na rota e as pessoas daqui e de fora estarão visitando”, concluiu.