Aproximadamente 800 pessoas ficaram sem receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19 nesta terça-feira (27), em Campina Grande, devido a problemas no manuseio dos imunizantes. Conforme informou a Prefeitura do município, o contratempo, possivelmente no transporte, prejudicou a aplicação do reforço, mas a gestão garante que ninguém ficará com a imunização lesada.
Ministério da Saúde alertou, desde o início da vacinação, sobre danos durante o transporte e/ou armazenamento, ou ainda no manuseio das vacinas. A perda operacional, prevista pelo MS, gira em torno de 5% a 8% do total de doses enviadas.
Com a identificação do problema, a Secretaria Municipal de Saúde encaminhará ao Governo Federal o pedido de compensação da Coronavac, para que o cronograma de aplicação das doses de reforço seja atualizado e a imunização retomada.
“Independentemente desse processo, essas pessoas deverão ser priorizadas na aplicação de segundas doses, no momento em que chegar uma nova remessa do imunizante. A Secretaria de Saúde de Campina Grande se sensibiliza com as pessoas que ainda não receberam a dose 2 e lamenta os transtornos involuntários causados pela situação. Mas a população pode ficar tranquila que a aplicação da segunda dose está plenamente garantida”, esclareceu o secretário de Saúde, Filipe Reul.