Será iniciada nesta segunda-feira (13) a vacinação contra Mpox, conhecida popularmente como a varíola dos macacos. Na primeira fase, pessoas com maior risco de evolução para as formas graves da doença, a exemplo daquelas que vivem com a Aids e profissionais de laboratórios terão prioridade na imunização.
O Ministério da Saúde deve enviar cerca de 47 mil doses da vacina contra a Mpox aos estados brasileiros e ao Distrito Federal. Os imunizantes serão encaminhados em conformidade com o andamento da vacinação e com as demandas de cada unidade federativa.
De acordo com a pasta, esse público-alvo inicial representa cerca de 16 mil pessoas. Também está prevista a imunização de pessoas que tiveram contato direto com os fluidos e secreções corporais de casos suspeitos ou confirmados para a Mpox.
O ministério ainda informou que a estratégia e o público prioritário para a vacinação foram acordados com os estados, municípios e o DF. Os casos da enfermidade estão em queda em todo o mundo e no Brasil.
Redação com Agência Brasil