• Sobre
  • Contato
06/09/2025
Blog do Dércio
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Blog do Dércio
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Início Notícias

Presidente aproveita pandemia para aumentar quantidade de armas e munições em poder das pessoas, afirma Veneziano

27 de abril de 2020
em Notícias
Tempo de leitura: 3 mins de leitura
A A

O Senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB) levará para a sessão remota do Senado Federal desta segunda-feira (27), que começa às 16h, uma preocupação surgida na semana que passou, diante do atual momento vivido pelo Brasil, que enfrenta a pandemia do novo coronavírus. É que o presidente Jair Bolsonaro aproveitou que a população está com as atenções voltadas para a pandemia para tomar decisões que aumentam a quantidade de armas e munições em poder das pessoas.

Segundo Veneziano, este é um assunto que o Congresso Nacional vinha discutindo antes da pandemia e que deveria ser tratado com absoluta seriedade, pois aumentar a quantidade de maras em poder da população e o acesso a munições pode contribuir consideravelmente para o aumento da violência. Sendo, portanto, um assunto delicado, deve ser amplamente discutido, não resolvido com revogação de portarias.

Veneziano lembrou que, no último dia 17, o presidente revogou três portarias que tratavam do controle de armas e munições no país, de número 46, 60 e 61, que eram do Comando Logístico (Colog) do Exército Brasileiro e tratavam do “rastreamento, identificação e marcação de armas, munições e demais produtos controlados”.

Segundo o próprio presidente anunciou, a revogação foi decidida por ele em função de as medidas “não se adequarem” a diretrizes definidas por ele próprio. O deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do presidente, disse que as regras do Colog, contidas nas portarias, só dificultavam a importação de armas e munições para o Brasil.

Disse Eduardo Bolsonaro em seu twitter: “é inadmissível que o Colog faça portarias restringindo a importação. A quem isso interessa? Certamente não ao presidente”. Para Veneziano, está clara a intenção do governo de beneficiar a indústria armamentista, fragilizando o controle da importações de armas e munições.

Ampliação do acesso a munições – Veneziano disse também que o presidente assinou outra portaria aumentando consideravelmente a quantidade de munição que pode ser adquirida por quem tem arma em casa. Com a nova portaria o limite, que era de 200 munições por ano, passou para 6.600, um aumento absurdo, segundo o parlamentar.

Ao reafirmar que este assunto é extremamente delicado para ser decidido em portarias, Veneziano destacou a necessidade de um amplo debate no Congresso e citou nota emitida pelo Instituto Sou da Paz manifestando “repúdio e indignação” ao governo.

Para o instituto, as normas facilitam “de forma irresponsável e descontrolada” a compra de munições por cidadãos. “O Instituto avalia que, em um país com aproximadamente 50 mil mortes cometidas com armas de fogo por ano e que atravessa uma pandemia que já tirou a vida de quase 3 mil brasileiros, a medida é um ato completamente descolado da realidade, das evidências científicas e também das prioridades da maioria da população que se posiciona contrária à ampliação do acesso a armas”. Ainda na nota, o instituto afirmou ser um “disparate” o governo se preocupar com o assunto em meio à pandemia do novo coronavírus, opinião que recebe o apoio do senador Veneziano.

CompartilharTweetarEnviarCompartilharLerEnviar
Matéria Anterior

Após demissão, Moro dá unfollow em Bolsonaro nas redes sociais

Próxima Matéria

‘PODRIDÃO’: Toni Ambientalista denuncia descaso da prefeitura de CG com segurança e saúde pública de artesãos

Matérias Relacionadas

Veneziano exalta aprovação de proteção a crianças em ambientes digitais, mas alerta para a necessidade de proteger todos os usuários
Brasil

Veneziano exalta aprovação de proteção a crianças em ambientes digitais, mas alerta para a necessidade de proteger todos os usuários

28 de agosto de 2025
Prefeitura de João Pessoa conquista prêmio nacional com plataforma que dá voz ao cidadão
João Pessoa

Prefeitura de João Pessoa conquista prêmio nacional com plataforma que dá voz ao cidadão

28 de agosto de 2025
“O atual governo em nenhum momento quis esconder”, diz Veneziano ao analisar criação da CPMI do INSS
Brasil

“O atual governo em nenhum momento quis esconder”, diz Veneziano ao analisar criação da CPMI do INSS

28 de agosto de 2025
Próxima Matéria

'PODRIDÃO': Toni Ambientalista denuncia descaso da prefeitura de CG com segurança e saúde pública de artesãos

  • Sobre
  • Contato

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio