Foi entregue, na manhã dessa segunda-feira, dia 8 de janeiro, o Instituto de Longa Permanência Casa do Idoso João Izidro de Andrade, equipamento inaugurado em Consórcio Administrativo entre os municípios de Patos e São Mamede, e apoio do Tribunal de Justiça da Paraíba, Ministério Público, Conselho da Pessoa Idosa e Pastoral do Idoso.
O Instituto fica sediado no município de São Mamede, uma vez que havia a necessidade do atendimento de alta complexidade à pessoa idosa na região. As vagas disponíveis ocorrem em proporcionalidade, sendo 13 para Patos e 7 para São Mamede.
A secretária de desenvolvimento social de Patos, Helena Wanderley, representou o prefeito, Nabor Wanderley. Ela destacou a valorização da pessoa idosa e o acompanhamento que os idosos devem ter através do CREAS e encaminhados pela equipe para o Instituto de Longa Permanência.
“Hoje, estamos dando um passo importante na política de cuidado com os idosos. Um equipamento adequado, estrutura adequada, com equipe especializada para cuidar deles e que eles possam ficar aqui por um tempo sem esquecer de ter que fortalecer o vínculo familiar, para que esses idosos possam estar bem cuidados, tendo qualidade de vida, mas, que eles possam, também, ter o direito de ter o afeto e o cuidado das suas famílias”, frisou.
Já o prefeito de São Mamede, Umberto Jefferson, destacou a união de forças para a entrega do equipamento que irá fortalecer o cuidado com a pessoa idosa.
“Unindo forças, tivemos como colocar em funcionamento pleno o nosso Instituto de Longa Permanência, um sonho antigo da população de São Mamede, do Vale do Sabugi, e agora, também, de Patos para que a gente preste um melhor serviço, dê oportunidade às famílias, de proximidade maior, seja de São Mamede ou Patos, de visitar, de ter contato com o idoso que aqui vai morar. Então, pra gente é uma alegria muito grande, sem dúvida nenhuma, em que teremos a oportunidade de prestar cada vez melhor o serviço para quem mais precisa”, explicou Umberto.
O Promotor de Justiça, Eduardo Campos, explicou que não havia um serviço de alta complexidade na assistência social à pessoa idosa na região, de caráter público.
“Depois de algumas ações do Ministério Público foi feito um acordo com as duas prefeituras e, Patos e São Mamede decidiram instituir esse abrigo de idosos que vai ser muito importante para a região, principalmente para acolher os idosos em situação de abono, violência e que não têm uma retaguarda familiar necessária”, explicou o Promotor.
O Instituto de Longa Permanência Casa do Idoso João Izidro de Andrade contará com atividades lúdicas e exercícios, além de profissionais que irão dar suporte a toda a estrutura de funcionamento, 3 vigilantes, 2 cozinheiros, 2 técnicos de enfermagem, 2 ASG e 4 cuidadores.