Fechando uma série de bem-sucedidas assembleias do Orçamento Participativo edição 2024, a população do distrito de São José da Mata se encontrou, em presença marcante, na noite desta quarta-feira, 20, na Escola Municipal Luis Juvino Gomes, no centro.
Durante a última reunião do OP, foi mantido o padrão de todas as assembleias: na presença de secretários e representantes das pastas, foram apresentadas as prioridades para a aplicação dos recursos públicos em obras e serviços, nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, assistência social e geração de empregos.
As demandas foram repassadas pelos delegados do OP e conselheiros que tornaram público os pleitos da comunidade, junto aos representantes do secretariado municipal. Houve também espaço para pessoas do povo se manifestarem.
Para um dos delegados mais antigos do OP, Itamar Aves dos Santos, esse momento é de pedir mas também de agradecer, principalmente pela a atenção dada pela gestão do prefeito Bruno ao consagrado modelo de processo democrático.
“Precisamos saber pedir, mas também agradecer a gestão do prefeito Bruno, que trouxe para o orçamento a oportunidade de estarmos frente a frente com os secretários, em outras gestões não tínhamos esse vínculo. Esse é um modelo de governar diferente e inclusivo”, disse.
O secretário chefe do Gabinete do Prefeito e coordenador de Comunicação da Prefeitura, Marcos Alfredo, que representou o prefeito Bruno Cunha Lima, falou sobre a importância dessas assembleias.
“O Orçamento Participativo é uma ferramenta tão importante que ganhou status de coordenadoria no Gabinete, e ganhou um formato mais ousado no atual governo, ao expor os secretários e agentes públicos nas assembleias perante a população”, pontuou o secretário chefe do Gabinete do Prefeito, Marcos Alfredo.
As reuniões plenárias começaram em 19 de fevereiro deste ano e, ao todo, foram realizadas 17, nas regiões de Campina Grande e distritos.
Para a coordenadora do OP, Crizane Xavier, o resultado foi extremamente positivo. “Houve um aumento da participação popular, as pessoas foram ouvidas e algumas reivindicações já foram atendidas”, comemorou.
Sobre o próximo passo, Crizane disse que já tem data marcada: no próximo dia 5 de abril, a conferência do Orçamento Participativo acontecerá na Câmara Municipal. “Iremos encerrar com o relatório de demandas atendidas e o que pode ser atendido a curto médio e longo prazo”, concluiu.
Também participaram do evento, a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Layssa Almeida, o secretário executivo de Agricultura, Galego do Leite, além de representantes das secretarias: Joselito Barbosa (seduc), Graco Almeida (Secob), John Lenon (Sesuma), Artur Melo (Sejel), Magna Adriana (Semas) e Denise Duarte (STTP).