A Prefeitura de Sapé emitiu neste sábado (3) uma nota de esclarecimento alegando que nenhuma dose de vacina AstraZeneca foi aplicada fora do prazo de validade. A Secretária de Saúde confirmou, ainda, que realiza checagem de todas as doses aplicadas.
Conforme a pasta, as doses enviadas pelo Governo do Estado são aplicadas imediatamente. A equipe de vacinação segue um rígido protocolo com checagem da data de validade de todos os imunizantes antes da aplicação da dose.
Campanha de vacinação
A vacinação em Sapé já atende ao público com faixa etária de 44 anos +. Além disso, a prefeitura realiza a campanha ‘A Pandemia Não Acabou’, orientando os sapeenses para proteção contra a doença com medidas de prevenção (uso de máscaras, álcool 70%), sanitização dos locais com maior fluxo de pessoas e fiscalização constante.
Confira a nota na integra:
Nota de Esclarecimento
A Secretaria de Saúde de Sapé informa à população que não foi aplicada nenhuma dose de vacina AstraZeneca fora do prazo de validade. Após veiculação de matéria, a equipe fez uma checagem de todas as doses aplicadas e as fichas preenchidas e não constatou nenhuma irregularidade.
Sempre é importante destacar que as doses enviadas pelo Governo do Estado são aplicadas imediatamente. A equipe de vacinação também tem em seu protocolo a checagem da data de validade de todos os imunizantes antes da aplicação da dose. O que pode ter ocorrido foi um erro de digitação no sistema.
Vale ressaltar que existem frascos de vacina com dez e cinco doses e a informação veiculada é de que Sapé teria aplicado duas doses fora do prazo de validade. Fato que comprova que não houve utilização de imunizante vencido, pois ao abrir um frasco a equipe tem a obrigação de aplicar todas as doses em até seis horas.
O município de Sapé vem se destacando na vacinação da população. Encontra-se vacinando a faixa etária 44 anos e de acordo com a nota informativa do Estado, encontra-se entre os 40 municípios paraibanos que mais vacinam.