A Secretaria de Turismo, Meio Ambiente e Assuntos Indígenas de Rio Tinto realizou a distribuição de mudas de Ipê Rosa para a comunidade indígena de Jaraguá. A ação marcou a comemoração ao Dia Internacional do Meio Ambiente, 5 de junho.
De acordo com a secretária da pasta, Samira Menezes, foram distribuídas cerca de 50 mudas de Ipê Rosa. “As plantas foram usadas para área de reflorestamento conhecida como região da água mineral”.
A ação foi desenvolvida pelos alunos do projeto “Se Sabe Derepente” da Escola Estadual Cacique Domingos, como forma de incentivá-los a uma nova conscientização ambiental. Os estudantes foram acompanhados pelo professor da escola Emerson Felipe, e pelo cacique da Aldeia, Anibal Cordeiro.
A secretária Samira explicou que a Prefeitura vem realizando o plantio dessa e outras mudas em vários locais que necessitam de recuperação, sobretudo, de mata ciliar.
O professor coordenador do projeto, Emerson Felipe, destacou a permanência da atividade executada pelo quarto ano seguido. “Os protagonistas em uma ação coletiva, somada mais uma vez a liderança da aldeia indígena Aníbal Cordeiro, ao gestor escolar adjunto, o professor Rafael Sousa, como também a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Assuntos Indígenas na pessoa da Samira Menezes, ao qual esteve presente, porque foi ela que nos forneceu as mudas para o refloerestamento”, pontuou.
Emerson ressaltou ainda o protagonismo do projeto ‘Se Sabe de Repente’ que envolve jovens estudantes em atividades educativas junto à comunidade.
Ipê Rosa
É largamente empregada no paisagismo em geral por apresentar belíssimas inflorescências de cor rosa. É uma espécie recomendada para recuperação de ecossistemas degradados, sendo considerada promissora para revegetação de áreas contaminadas com metais pesados.
Dia mundial do meio ambiente
Esta data foi criada pela Organização das Nações Unidas – ONU, durante a Conferência de Estocolmo, na Suécia, que aconteceu entre 5 e 16 de junho de 1972.
A proposta desta data é chamar a atenção de todos os governos mundiais e da população sobre a necessidade de implantar medidas emergenciais para prevenir a degradação do meio ambiente.